Starbucks faturou mais de US$ 2 bi em marketing espontâneo com Game of Thrones

Marketing gratuito

No último episódio exibido de Game of Thrones, o 4º da 8ª temporada, ocorreu uma gafe tremenda envolvendo a aparição de um copo de café que se assemelhava muito com o da marca Starbucks em determinada cena.

Apesar de não haver confirmação de que o copo era de fato da rede de cafeterias mais popular do mundo, diversos jornais, sites e canais de mídia de entretenimento noticiaram o fato agregando a marca. Para a felicidade da Starbucks, isso acabou gerando uma renda de marketing espontâneo de 2 bilhões de dólares somente com a replicação das notícias na mídia.

O cálculo dessa “ação acidental” foi feito por Stancy Jones, o CEO da firma de marketing Hollywood Branded, uma agência especializada em marketing indireto em filmes, séries e em vídeos de influenciadores.

De acordo com Jones, o copo de Game of Thrones foi atrelado à marca Starbucks mais de dez mil vezes em sites de internet, jornais, rádios e televisões ao redor mundo.

“Esta é uma colisão de oportunidades únicas para a Starbucks. Mas, na verdade, esses dados são só a ponta do iceberg, porque o que não está sendo monitorado ou estimado é o boca-a-boca nas mídias sociais em cima disso”, disse, em entrevista à CNBC.

A HBO já resolveu o problema e removeu o copo polêmico da cena através de efeitos visuais simples.

Game of Thrones é exibida aos domingos, na faixa das 22 horas (horário de Brasília), na HBO.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMotociclista morre após ser atingido por carro em rodovia
Próximo artigoTarifa de ônibus de Cuiabá volta a custar R$ 3,85 a partir de sexta-feira