Soja: MT registra queda de 33,1% nas exportações de junho

Apesar da redução na demanda internacional, no acumulado de janeiro a junho deste ano, houve aumento de 2,36% no envios da oleaginosa

Tânia Rêgo/Agência Brasil

Mato Grosso enviou 2,06 milhões de toneladas de soja para o exterior durante o mês de junho, volume que representa 6,6% do total exportado pelo Brasil. Em relação a maio, esse montante representa um recuo de 33,1%, já em comparação a junho de 2018, o decréscimo é um pouco menor, com 26,9%. Os dados são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Apesar da redução na demanda internacional, no acumulado de janeiro a junho deste ano, a soma chega a 14,4 milhões de toneladas, um aumento de 2,36%, se comparado com o acumulado do mesmo período de 2018. Alta que “deve-se a maior participação de países como Turquia, Holanda, Irã, Rússia e México”, informa o relatório do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

A China – principal destino da soja do estado – apesar de estar sofrendo um surto de Peste Suína Africana que já dizimou 4,1 milhões de animais neste 1º semestre, praticamente manteve estável o volume de soja comprado de Mato Grosso, com recuo de 0,53% em relação a 2018. Caso mantenham este ritmo, as exportações estaduais podem superar o volume recorde de 2018.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEm MT, exportações de carne bovina recuam em junho
Próximo artigoMensagens divulgadas por site são fruto de crime cibernético, diz MPF