Negócios

Soja: MT registra queda de 33,1% nas exportações de junho

1 minuto de leitura
Soja: MT registra queda de 33,1% nas exportações de junho
Tânia Rêgo/Agência Brasil

Mato Grosso enviou 2,06 milhões de toneladas de soja para o exterior durante o mês de junho, volume que representa 6,6% do total exportado pelo Brasil. Em relação a maio, esse montante representa um recuo de 33,1%, já em comparação a junho de 2018, o decréscimo é um pouco menor, com 26,9%. Os dados são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Apesar da redução na demanda internacional, no acumulado de janeiro a junho deste ano, a soma chega a 14,4 milhões de toneladas, um aumento de 2,36%, se comparado com o acumulado do mesmo período de 2018. Alta que “deve-se a maior participação de países como Turquia, Holanda, Irã, Rússia e México”, informa o relatório do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

A China – principal destino da soja do estado – apesar de estar sofrendo um surto de Peste Suína Africana que já dizimou 4,1 milhões de animais neste 1º semestre, praticamente manteve estável o volume de soja comprado de Mato Grosso, com recuo de 0,53% em relação a 2018. Caso mantenham este ritmo, as exportações estaduais podem superar o volume recorde de 2018.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes