Socorro Lira lança disco inspirado em Maria Firmina, primeira romancista brasileira

O álbum ganha o nome do livro de poesia ‘Cantos à Beira-mar’, lançado em 1871

A compositora paraibana Socorro Lira lança Cantos à Beira-Mar, décimo segundo álbum de carreira. Com dez composições suas sobre poemas da escritora e poeta maranhense Maria Firmina dos Reis,o disco é vendido exclusivamente pelo site oficial da cantora, o  www.socorrolira.com.br/loja. O CD Cantos à Beira-mar também está disponível no canal no YouTube.

O disco celebra o centenário de morte de Maria Firmina, que se deu em 2017 (11/03/1822 – 11/11/1917). Nascida em São Luis, ela viveu e morreu em Guimarães, Maranhão, aos 95 anos.

No repertório, dez composições de autoria de Lira sobre poemas de Maria Firmina dos Reis, mais um poema recitado: Ela, Seu Nome e O Meu Desejo são alguns deles. Jorge Ribbas assina os arranjos e a direção musical e a própria Socorro assina a produção artística do álbum. A arte da capa é de Bernardita Uhart.

O álbum ganha o nome do livro de poesia ‘Cantos à Beira-mar’, de Maria Firmina, lançado em 1871 pela própria autora que é considerada a primeira romancista brasileira, tendo antecedido Castro Alves em seu Navio Negreiro (1869) em dez anos, com o romance antiescravista Úrsula (1859) sobre a temática abolicionista. Era negra e foi também professora. Sua obra ganha cada vez mais força e visibilidade, agora, no Brasil.

O lançamento de Cantos à Beira-mar na forma de canção integra o primeiro ciclo do projeto AvivaVoz  dedicado à Maria Firmina dos Reis, de autoria das escritoras paulistas Maria Valéria Rezende e Susana Ventura que assinam a pesquisa em torno das poetas brasileiras que viveram e publicaram nos séculos XVIII a XX no  Brasil e em alguns periódicos de Portugal, mas não foram reconhecidas pela crítica literária da época ou ficaram esquecidas ao longo da História; e de Socorro Lira que selecionou e musicou 102 poemas de dez autoras dentre as mais de quarenta levantadas. O conteúdo será publicado em CDs, Songbook, palestras e shows.

Ouvir CD Cantos à Beira-mar
Spotify https://goo.gl/tbXgQq
iTunes https://goo.gl/B6rbRL

Socorro Lira

Socorro Lira é compositora, cantora, poeta-escritora e produtora cultural. Foi premiada em 2012 e indicada em 2016 e 2017 ao Prêmio da Música Brasileira de Melhor Cantora na categoria regional. Ganhou o Troféu Cata-vento de melhor música (Pata humana pata) de 2013, da Rádio Cultura FM São Paulo. Em 1998 foi contemplada com o Prêmio Europa 98 da Associazione Senza Frontiere, de Lentate Sul – Seveso, Milão – Itália. Em dezenove anos de carreira na música lançou treze CDs, dois EPs e um DVD. Já se apresentou em países da Europa, África, América Latina e Ásia.

Lançou os livros Aquarelar (poesia, 2007) e A Pena Secreta da Asa (poesia, Uka Editorial, 2015), Da perspectiva das Orquídeas (poesia, Ed. Patuá, 2018) e A Língua Que a Gente Fala (infantil, Ed. IMEPH, 2018)

É formada em Psicologia Social pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Estudou introdução ao violão clássico e técnica violonística no Departamento de Artes – DART da UFCG.

É idealizadora e diretora artística do Prêmio Grão de Música.

Paraibana, reside em São Paulo desde 2004.

Links para Socorro Lira

Web site oficial – www.socorrolira.com.br
Saga da Amazônia (do DVD) – https://youtu.be/4B8q5xoVl_I

Delicado (do DVD) – https://youtu.be/basAALk7xJM
Canal Socorro Lira no Youtube – https://goo.gl/yYc2AI

Spotify ouvir CDs Socorro Lira – https://goo.gl/HiARsk

Programa Ensaio TV Cultura – https://goo.gl/GP9q4M

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMulher é presa por matar idoso queimado e alega que ele teria tentado queimá-la antes
Próximo artigoFotógrafo mato-grossense produz ensaio inspirado pela cultura e beleza indígena