Só 2% dos inscritos no Enem 2020 farão versão digital da prova em MT

Número de participantes será 15% maior que os inscritos na última edição, uma surpresa considerando a pandemia

Foto: Enem - Arquivo/Agência Brasil

Mais de 101 mil candidatos vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Mato Grosso no próximo mês. E desse total, só 2,8 mil optaram pela versão digital do teste. 

O número de inscritos na edição 2020 é 15,9% maior que o da última prova. Conforme o Ministério da Educação (MEC), 101,7 mil pessoas se inscreveram neste ano na seletiva para entrada no ensino superior. No ano passado, foram 88 mil. 

Esse aumento supera as expectativas de professores e entidades educacionais, que estimavam um recuo de até 50% por causa da suspensão das aulas em decorrência da pandemia. A fuga era esperada principalmente entre os alunos que terminam o ensino médio neste ano.  

As provas deste ano serão aplicadas em 17 e 24 de janeiro, numa mudança de calendário pelo MEC, também provocada pelo cenário da crise de saúde. Contudo, 98,9 mil candidatos deverão sair de casa para fazer a prova. 

O modelo digital do Enem, que começa a ser testado nessa edição, terá um público de cerca de 2% dos inscritos no Estado. A participação no projeto piloto ficou limitada a 100 mil pessoas em 2020 e, conforme o MEC, os candidatos puderam escolher a modalidade no processo de inscrição. 

O ministério planeja concluir a migração para a versão digital até 2026. Outra novidade neste ano é a possibilidade de um novo teste para os candidatos que tiveram problemas de logística no primeiro exame.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anterior480 toneladas de lixo são retiradas da BR-163
Próximo artigoGostoso e seguro: Hotel Águas Quentes terá ceia de Natal especial