Esportes

Só 16% dos mato-grossenses torcem para o Cuiabá

Clube de sócio torcedor é ainda menor, conforme pesquisa. O time vai ter que brilhar para conquistar torcida

2 minutos de leitura
Só 16% dos mato-grossenses torcem para o Cuiabá
(Foto: Suellen Pessetto/ O LIVRE)

O Cuiabá conquistou acesso à elite do futebol, mas ainda precisa conquistar o coração dos torcedores de Mato Grosso. Apenas 16 pessoa a cada 100, que acompanham campeonatos pelo país, têm o Dourado como o time do coração. 

Se transferirmos esse número para uma arquibancada, nos jogos que serão realizados em Mato Grosso (torcendo para a pandemia deixar isso acontecer um dia), o Cuiabá ficará em desvantagem no Campeonato Brasileiro 2021 na maioria dos jogos dentro da própria casa, principalmente contra os grandes times. 

A pesquisa com esses dados foi feita pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT) e foi divulgada nessa quarta-feira (17). Ela mostra que 75% dos mato-grossenses não torcem para o Cuiabá. Apenas 16% torcem, mas não são sócios-torcedores. 

O grupo de torcedores sócios – aqueles que apoiam o time com a compra de uniforme e comparecem nos estádios em quase todos jogos – é de 9%.  

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 11 deste mês, a pedido a direção do Cuiabá Esporte Clube, com 390 entrevistados em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Cáceres, Barra do Garças, Tangará da Serra, Primavera do Leste, Sorriso e Lucas do Rio Verde. 

Foto Assessoria Cuiabá Esporte Clube

Mesmo com o resultado sendo pouco animador, o superintendente do IPF, Igor Cunha, diz que os dados também indicam estratégias para o time a ganhar mais torcida. Agora que estão na elite do futebol, passarão a atrair mais atenção.  

“O clube precisa pensar em estratégias para atender aos mais variados públicos, tanto da Capital quanto de fora, e que não costumam frequentar os estádios, ou seja, pensar em formas que eles também se beneficiem e possam somar com o time”, afirmou. 

A subida do Cuiabá para a série A do Brasileirão foi comemorada por setores do comércio e turismo no dia seguinte à classificação. A perspectiva é que a realização de jogos na Arena Pantanal movimente o mercado de bares e hotéis (de novo, se a pandemia deixar). 

“O interesse das pessoas pelos jogos impacta no consumo das cadeias produtivas que são beneficiadas com a realização dos jogos, como hotéis, bares, restaurantes, entre outros segmentos. Além de apoiar o Cuiabá Esporte Clube para que permaneça na série A, acreditamos que essa conquista fomente, de maneira relevante, o comércio local”, disse o presidente da Fecomércio-MT, Wenceslau Júnior. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes