Negócios

Só 15% dos cadastros ambientais analisados pela Sema são validados como legais

Mato Grosso tem mais de 53 milhões de hectares analisadas pela Sema, e a maioria das informações seria inadequada

1 minuto de leitura
Só 15% dos cadastros ambientais analisados pela Sema são validados como legais
(Foto Ilustrativa: Leonardo Freitas/EBC)

Mais de 50 mil Cadastros Ambientais Rurais (CAR) foram analisados em Mato Grosso. O número corresponde a pouco mais da metade de 54 milhões de hectares que devem passar pelo processo de legalização.  

Porém, o proporcional de cadastros validados é muito baixo, justamente por falta da comprovação de propriedade dentro das regras ambientais.  

O CAR é um cadastro eletrônico ao qual os proprietários devem estar registrados obrigatoriamente para receber uma espécie de certificado de cumprimento das regras ambientais no país. 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) aponta que a quantidade de cadastros analisados em Mato Grosso é mais de 10 vezes maior que a média nacional, entretanto, somente 15% do que passa pela avaliação jurídica são validados. 

“A média nacional é de 4% dos cadastros analisados, enquanto em Mato Grosso estamos com 41% do CAR analisado. Em área, isto representa 53% dos aproximadamente 54 milhões de hectares cadastrados no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Simcar)”, diz a secretária Mauren Lazzaretti. 

Conforme a Sema, a maior área analisada compõe grandes propriedades, com mais de 15 módulos fiscais. No Brasil, o módulo fiscal é medido em hectares e o tamanho varia entre 5 e 110 hectares. 

Essas grandes propriedades representam, em área, 71% da análise.  As pequenas propriedades, com até quatro módulos fiscais, somam 10% da área analisada. Aproximadamente 8 mil cadastros são de médias propriedades, entre 4 a 15 módulos. 

A secretária Mauren Lazzaretti diz que o aumento da taxa de validação depende da melhoria das informações inseridas nos sistemas pelos proprietários. Os dados declarados seriam inadequados. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes