Skatistas celebram Dia Mundial do Skate com evento na Orla do Porto

    Além de comemorar, eles aproveitam para chamar a atenção da população e poder público para a necessidade da criação de novos espaços dedicados à prática do esporte

    Quem passar pela Arena Pantanal, Miguel Sutil e Orla do Porto nesta tarde de sábado (30), vai perceber a grande movimentação de skatistas da cidade que se reúnem para celebrar o Dia Mundial do Skate.

    Além de comemorar, eles aproveitam para chamar a atenção da população e poder público para a necessidade da criação de novos espaços dedicados à prática do esporte.

    A partir das 15h eles dão início à concentração na Arena Pantanal – quase em frente ao estádio Aecim Tocantins -, em área onde segundo o Governo do Estado, será construída uma pista com mais de 350 metros quadrados e que atenda os padrões exigidos pela Confederação Brasileira.

    Logo, os esportistas seguem em passeata e também, com skate no pé, rumo à Orla do Porto. Eles saem da Arena às 16h. A previsão é de começar a grande celebração, às 17 horas, na Orla do Porto.

    Ao chegar à avenida Beira Rio, eles vão ocupar outra área, desta vez, reservada pela Prefeitura de Cuiabá, que também promete a construção de outro espaço. Lá, atividades diversas, entre as quais, best tricks em obstáculos, sorteios de equipamentos e premiação, movimentam o evento.

    De acordo com o presidente da Associação Mato-Grossense, Roberto Gonçalves Peron, o Bob, hoje é um dia para fortalecer o cenário. “Estamos muito esperançosos. Estes novos espaços significam muito para gente, especialmente, porque assim, os jovens cuiabanos que se dedicam ao esporte, terão mais chances de se se preparar para competições”, explica.

    Segundo Bob, a cidade possui mais de 200 skatistas, entre profissionais e amadores, mas que carecem de locais adequados para treinamento.

    “Muita gente teve que ir para grandes centros para conseguir seguir com as competições. Temos que investir nos skatistas que estão aqui”. Ele pontua a excelente performance de Carlos Eduardo, o Dudu, que conquistou segundo lugar no Qix TV, na categoria amador. O filho de Bob, o pequeno Igor Castelo Branco Peron, também acaba de conquistar o 5º lugar em campeonato nacional na categoria mirim.

    “Conseguimos idealizar um projeto da maior pista de skate de Mato Grosso que foi doado ao Governo, com orientações sobre como ela deve ser. Trouxemos equipe da Confederação Brasileira para que isso fosse possível. Agora, segundo o Estado, a licitação para escolher a empresa que a construirá sairá na próxima semana”.

    A associação conseguiu alinhar também com a Prefeitura, no caso do espaço na Orla do Porto. “A pista ficará de frente para o rio. Já ganhamos a alvenaria para construir uma mini rampa e precisamos ainda alisar o chão. Vamos nos mobilizar com a mão-de-obra. Faremos tudo que for necessário para que esse projeto se concretize. Nossa meta é trazer eventos e atletas de fora e claro, investir no futuro do esporte ao garantir estrutura para os jovens esportistas”, diz.

    Confira registros de skatistas em manobras pela cidade que são pura arte. Fotos são de Diego Almeida:

    Use este espaço apenas para a comunicação de erros





    Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

    2 COMENTÁRIOS

    1. O esporte trás saúde física e mental, formando pessoas mais equilibradas e de bem com a vida. Vejo isso claramente nos adeptos do skate.
      A prefeitura e governo do estado tem que dar mais atenção a esses jovens que estão precisando de mais espaços públicos para pratica esportiva e investimentos em eventos culturais.
      A desburocratização, para que esse projeto saia do papel o quanto antes, também deve ser priorizado. A mais de 20 anos esses jovens esperam a construção de uma Skate Plaza de verdade. Lembrando que a única pista pública de skate de Cuiabá foi construída ao lado do Ginásio do Verdinho em 2003, na gestão ainda do Roberto França. Hoje a mesma não atende os padrões de obstáculos atuais.
      O projeto do Aecim Tocantins obedece as normas e padrões de pistas de competições nacionais e internacionais. Cuiabá merece uma obra como essa. Parabéns aos membros Associação Mato Grossensse de Skate pela iniciativa de fazer esses e outros projeto acontecerem.

    2. Esperamos mais dos nossos governates que por enquanto só prometem muitos ótimos projetos, a associação tem feito a parte dela, o projeto foi custeado pela associação e custou muito caro, mas até agora não saiu do papel, muitas construtoras nem aparencem no pregão da licitação, e quem aparece alega que não quer pegar obra que será paga pela seduc, “pois eles não pagam” alegação dos empresarios da area. Isso é triste.

    DEIXE SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Artigo anteriorMotociclista morre ao colidir com carro na entrada de posto no Porto
    Próximo artigoApós derrota da Argentina, Mascherano pendura as chuteiras