Um dia para dar visibilidade ao skate feminino em todo o país. É isso que um grupo de mulheres praticantes do esporte em Cuiabá há 12 anos, o Divas Skateras, pretende realizar neste fim de semana.
Esta é a primeira vez que mulheres skatistas se reúnem simultaneamente no Brasil. Na Capital mato-grossense, o encontro acontece no domingo (21), no Ginásio Verdinho, a partir das 15h.
Mas a ação vai ser replicada em 13 outros estados brasileiros, sendo que em alguns durante o sábado (20).
A mobilização surgiu da criadora do Divas Skateras, Estefania Lima, que viu a possibilidade de estimular a prática do skate entre os que ainda só “ensaiam” subir na prancha, assim como fortalecer o esporte entre as mulheres.
Serve também para trazer à tona uma realidade de Cuiabá: falta incentivo não só para mulheres que praticam o esporte, mas também para homens. Locais para se andar de skate são poucos. A maioria dos skatistas se encontra na pista do Ginásio Verdinho ou improvisa obstáculos no entorno da Arena Pantanal.

“Cuiabá não é um polo do skate, como São Paulo, Rio de Janeiro ou Minas Gerais, que reúne vários skatistas e tem vários eventos. Aqui temos uma skate shop [loja de skate] e uma pista pública. Então, a gente não tem muito suporte para andar de skate, o que desanima tanto as meninas quanto os meninos”, pontuou Estefania.
E essa realidade poderia ser diferente, já que existem diversos praticantes na cidade. Para o evento em Cuiabá, Estefania estima “por baixo”, como ela mesma afirma, a presença de 100 pessoas, entre skatistas e simpatizantes.

A iniciativa também tem uma “pegada” social, que é a de ajudar instituições filantrópicas. No caso de Mato Grosso, os participantes podem doar ração para a Organização de Proteção Ambiental e Animal de Mato Grosso (OPAA).
As divas são as maiores protagonistas do evento, mas quem pensa que apenas elas podem participar, engana-se. No local, haverá oficinas de skate tanto para mulheres, quanto para homens.
“Homens também estão super convidados. Os próprios meninos que andam de skate estão me ajudando muito no evento e isso que é o mais legal. Nós estamos nos unindo pelo skate, é uma festa pelo skate de Mato Grosso”, concluiu Estefania.
Confira o cronograma:
Sábado (20)
Florianópolis/SC – Pista de Skate da Trindade – a partir das 13h
Goiânia/GO – Base Ambiente – a partir das 16h
Curitiba/PR – Curitiba Skate Park – a partir das 18h
Domingo (21)
Cuiabá/MT – Pista do Verdinho – a partir das 15h
São Paulo/SP – Praça Roosevelt – a partir das 15h
Salvador/BA – Parque Juventino Silva – a partir das 13h
Fortaleza/CE – Praça da Gentilândia – a partir das 14h
Brasília/DF – Setor Bancário Sul – a partir das 14h
Campo Grande/MS – Horto Florestal – a partir das 15h
Recife/PE – Skatepark Marcelo Lyra – a partir das 10h
Rio de Janeiro/RJ – Praça XV – a partir das 13h
Vitória/ES – Pista Atlântica Parque – a partir das 15h
Lavras/MG – Pista da Selt – a partir das 10h
Curitiba/PR – Praça do Gaúcho – a partir das 10h
LEIA TAMBÉM:
Com novidades e tendências, mercado de skate movimenta comércio em Cuiabá