Site da Prefeitura de Cuiabá volta ao ar depois de invasão de hackers

Secom diz que nenhum sistema interno foi afetado e serviços foram restabelecidos

Hackers invadem site da Prefeitura de Cuiabá

O site da Prefeitura de Cuiabá foi restabelecido no início da tarde deste domingo (6), depois do ataque de hackers ocorrido pela manhã. Em nota à imprensa, a prefeitura afirmou que nenhum sistema foi afetado e todos os serviços foram restaurados. Por segurança, senhas de acesso foram trocadas e algumas alterações foram feitas. A prefeitura registrou a ocorrência na Polícia Civil.

Segundo a Secretaria de Comunicação (Secom), os hackers invadiram o portal na noite de sábado (5) e deixaram o ataque programado para a manhã de domingo. Eles substituíram a página inicial do site por uma mensagem de protesto contra a corrupção, com referências ao filme V de Vingança.

Em sua página no Facebook, o grupo Ghost Defacers assumiu a autoria da ação. Trata-se do mesmo grupo que invadiu a página da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com intervenção semelhante, no sábado, além de diversos sites de prefeituras pelo país, sempre com mensagens contra a corrupção.

Leia a nota da Prefeitura de Cuiabá na íntegra:

A respeito da recente invasão de seu site oficial, a Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio da Secretaria de Inovação e Comunicação,  vem a público esclarecer que:

Na noite deste sábado (05), às 19h, o portal da Prefeitura Municipal de Cuiabá foi invadido por hackers, que programaram um ataque que resultou na desativação do site às 6h da manhã deste domingo (06).

Mediante a notificação, a empresa responsável por gerenciar o portal, retirou o servidor do ar, para dar início a um procedimento interno de investigação, a fim de diagnosticar o real problema.

A partir deste diagnóstico, constatou-se que o invasor teria se aproveitado de um componente do sistema para, ilegalmente, proceder a invasão. As funcionalidades foram restauradas graças ao backup de seguranca mais recente. A invasão não atingiu nenhum sistema interno do portal, afetando apenas a parte de conteúdos públicos. Outros procedimentos padrões também foram realizados, como a troca de senhas e acessos, bem como as devidas modificações e verificações necessárias.

A Prefeitura também fez um Boletim de Ocorrência, junto à 1ª Delegacia de Polícia – Cuiabá – neste domingo. Todas as atividades do site já foram retomadas normalmente e para garantir sua segurança, o mesmo está sob monitoramento constante da empresa responsável.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPrazo para regularizar título de eleitor termina dia 9
Próximo artigoCâncer na adolescência: as dificuldades, a aceitação e a superação