Site agregador de críticas anuncia mudanças em sistema de avaliação de filmes

Rotten Tomatoes está tentando tapar o sol com a peneira

(Foto: Reprodução/O Livre)

O Rotten Tomatoes é um dos sites mais famosos do mundo para realizar scores sobre a qualidade de diversos produtos audiovisuais. Agregando a nota tanto do público como da crítica especializada, diversas polêmicas são criadas por conta da avaliação de filmes ou séries.

Para medir o entusiasmo do público antes das estreias dos filmes, havia o marcador de “X% aguardam por essa obra”. Porém, por conta de ataques contra as fichas de filmes como Capitã Marvel Star Wars IX, nos quais diversos internautas se organizaram para abaixar esse termômetro, o site decidiu extinguir esse método de avaliação.

A justificativa é que o público confundia esse dado com a “Audience Score” (“nota do público”), que efetivamente mostrava se o público estava gostando ou não de um filme ou série.

A sessão de comentários também foi desativada para filmes que ainda não estrearam. Em nota, o site diz:

“Infelizmente, temos visto um aumento na contribuição não-construtiva, às vezes beirando ao trolling [sabotagem], o que acreditamos ser um desserviço aos nossos leitores em geral. Decidimos que desativar esse recurso, por enquanto, é a melhor solução. Mas não se preocupem, os fãs ainda terão o direito de opinar: quando um filme é lançado, o público pode deixar uma avaliação de usuário e comentários como sempre fizeram”.

Querendo ou não, essa medida apenas deixou o debate ainda mais incendiado. Nada impede que os internautas avaliem os filmes quando eles estrearem. É uma solução rasa para um problema sem solução.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEpisódio inspirado no movimento Me Too em Brooklyn Nine-Nine ganha imagens e sinopse oficial
Próximo artigoAlejandro G. Iñarritu será presidente do júri do Festival de Cannes 2019