A Propósito

Sisu: os números de MT

Escolas militares têm dados impressionantes, mas também tem aluno de escola estadual aprovado

1 minuto de leitura
Sisu: os números de MT
(Foto: Rose Domingues)

Pelo menos 155 estudantes das escolas Militares Tiradentes de Mato Grosso foram aprovados em universidades públicas neste ano. Só a unidade de Cuiabá conseguiu 100 aprovações em cursos como Medicina, Direito, Engenharia Civil e Ciência da Computação, entre outros.

Os dados ainda são preliminares, já que não há um sistema de acompanhamento instantâneo. Os números estão sendo levantados pelas próprias escolas e repassados à Diretoria de Ensino e Pesquisa (Deip) da Polícia Militar.

Na escola Tiradentes de Nova Mutum (264 km de Cuiabá), 17 dos 18 alunos que concluíram o ensino médio devem ingressar na universidade ainda este ano.

O mesmo resultado teve a unidade de Juara (a 709 km de Cuiabá), onde 15 dos 16 alunos que terminaram o ensino médio foram aprovados. Por lá, o único estudante que ficou de fora tentou vaga para Medicina e não escolheu uma segunda opção de curso.

Escola pública

Jaime de Souza Lima Júnior, 18 anos, é o aluno “número 1” das escolas públicas de Mato Grosso. Ele passou para Medicina na UFMT, sendo oriundo da Escola Estadual Bertoldo Freire, localizada em São José dos Quatro Marcos (310 km de Cuiabá).

A rotina de 12 horas de estudo diário rendeu a ele, além da vaga na universidade, uma moção de aplausos entregue pelo deputado estadual Dr. Gimenez, que é médico e já lecionou na escola onde Jaime estudou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes