Com origem asiática, a Nelore é a raça bovina mais conhecida no Brasil, pois representa 80% do rebanho de corte do país. Mas o que faz dessa raça a maior representante da pecuária nacional e, consequentemente, a carne bovina mais consumida do Brasil?

Para entender o porquê dessa representatividade conversamos com o pecuarista Breno Molina, presidente da Nelore MT, para saber quais são as principais características dessa carne que está no prato de muitos brasileiros todos os dias.

Molina ainda contou sobre um festival de churrasco, o Nelore na Brasa, no qual a estrela principal é a raça!

É produzida a pasto

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Por ter origem asiática e viver nas mesmas características climáticas, a raça Nelore caiu como uma luva para os pecuaristas do Brasil.

Por sua capacidade de adaptação a temperatura, volume de chuva, calor e tipo de pastagem, o gado Nelore, em sua grande maioria, é produzido a pasto, principalmente aqui no Estado.

Geralmente os animais são suplementados de 120 a 150 dias antes do abate. “Isso dá um sabor natural à carne, diferente do que ocorre quando o gado é confinado durante toda a vida, comendo ração”, observa Molina.

Ele explica que essa capacidade de adaptação se deve a pele do animal ser mais grossa do que de outros animais, trazendo uma proteção natural de mosquitos, moscas e carrapatos, comuns em climas tropicais. Outro aspecto importante é que sua pele é escura e os pelos brancos, causando uma proteção dos raios solares.

É saudável

Por ser uma raça zebuína, o Nelore tem a característica de armazenar a gordura no cupim (sobre as costas). Diferentemente das raças europeias que não possui o cupim e armazena a gordura dentro da sua carne, o que chamamos de gordura entremeada ou marmoreio.

Acontece que por esse motivo, nas raças europeias não é possível separar a carne da gordura. Já a nelore, “você tem a opção de comer ou não a gordura em um corte”, diz o pecuarista.

Breno ainda ressalta que essa opção faz que a carne seja mais saudável e, “é muito valorizada por questão de saúde”.

Possui marmoreio

A gordura entremeada, também conhecida como marmoreio, característico dos animais europeus também é encontrado no Nelore. De três a cinco por cento desses animais possui gordura entremeada, comparável a outras raças.

Segundo Breno, o Nelore possui um marmoreio equivalente ao de um animal Angus ou de qualquer outra raça europeia. Por isso, “não diferencia das demais carnes. E isso é muito bom. Quer dizer que a carne Nelore, bem produzida, é tão boa ou melhor do que qualquer outra carne”.

Nelore na Brasa

Em Cuiabá (MT), todo o sabor da carne Nelore poderá ser conferido no Nelore na Brasa. Um festival de churrasco que promete reunir experiências únicas para quem gosta de carne de qualidade e boa música.

“A ideia é promover a carne Nelore, que tem qualidade, marmoreiro e é extremamente saborosa. Além de reunir os amigos e parceiros nesse que promete ser o primeiro de muitos encontros dos churrasqueiros que não abrem mão da carne Nelore”, disse.

O festival será realizado no dia 19 de outubro. Serão mais de 20 estações de carne, open bar de cerveja e o melhor do sertanejo e pop rock regional.

Serviço:

Data: 19 de outubro
Horário: 12h
Local: Parque de Exposições de Cuiabá.
Ingressos: Pantanal Shopping (stand); Casa de Festas; Prime Eventos; Boi Grill (Parque das Águas); ou pelo site www.nelorenabrasa.com.br (em até 12x no cartão com acréscimos);

Disk entrega: (65) 9.9953-1935 (seg. a sex., das 10h às 18h).

Leia também:
Dia de Negócios da Pecuária será realizado nos dias 17 e 18 de outubro  

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes