Cidades

Sindicato faz “memorial” em Cuiabá pelos enfermeiros mortos pela covid-19

Brasil já soma 98 mortes de profissionais. Em Mato Grosso 74 foram infectados e um já faleceu

1 minuto de leitura
Sindicato faz “memorial” em Cuiabá pelos enfermeiros mortos pela covid-19
(Foto: Reprodução)

Quem passou pela Avenida Prainha, no centro de Cuiabá, nesta terça-feira (12), encontrou o canteiro central – nas proximidades do Morro da Luz – repleto de cruzes. Trata-se de memorial erguido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde de Mato Grosso (Sisma-MT) pelos enfermeiros que já morreram no país enfrentando a covid-19.

De acordo com dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), na última quarta-feira (7), o Brasil já totalizava 98 mortes de profissionais desse setor. Um número que ultrapassava, por exemplo, a marca atingida pelos Estados Unidos (91).

Em todo o mundo, mais de 260 profissionais de enfermagem já morreram, de acordo com o International Council of Nurses, e 90 mil estão infectados com o novo coronavírus.

Em Mato Grosso, até o início do mês, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) monitorava o quadro de saúde de 74 profissionais do setor. Todos infectados.

No dia 2 de maio, um deles faleceu: o enfermeiro Athaíde Celestino da Silva, que passou mais de um mês internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Ele foi a 12ª vítima do coronavírus no Estado. Hoje, Mato Grosso já somou 19 mortes.

Athaíde era enfermeiro no Hospital Psiquiátrico Adauto Botelho, onde outros profissionais – e até pacientes – também foram infectados. Além dele, uma enfermeira da unidade precisou ser internada em UTI. O quadro dela segue estável, porém grave, passados quase 40 dias.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes