Variedades

Shiatsu: massagista de Cuiabá desenvolve técnica para tratar dores

3 minutos de leitura
Shiatsu: massagista de Cuiabá desenvolve técnica para tratar dores
Fabricia Rebolla (Foto: Divulgação)

Também conhecido como massagem oriental, o shiatsu tem sido um grande aliado no tratamento de dores e também método preventivo para problemas na coluna. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% da população sofre ou vai sofrer de dor na coluna, ficando atrás apenas da dor de cabeça. O que chama atenção é que a maioria desses casos pode ser evitada tendo cuidados com a postura.

Massagista terapêutica Rosângela Costa, que trabalha há mais de duas décadas com o shiatsu em Cuiabá, desenvolveu o próprio protocolo para garantir não só melhores resultados nos tratamentos, mas também bem-estar aos clientes durante as sessões.

Ao invés de trabalhar com a pressão utilizando as pontas dos dedos, característico do shiatsu, Rosângela utiliza da técnica de alongamento de pontos vitais do corpo. Isso é possível através de movimentos rotativos com os braços e mãos, nos pontos adequados, conhecidos como pontos de pressão, que trabalham toda a estrutura corporal.

Fabio Jesus encontrou no shiatsu um aliado para a recuperação muscular.

Realinhamento postural

O foco da massagem é o realinhamento postural. A massagista explica que, devido os hábitos atuais, muitas pessoas desenvolvem problemas de postura. Com o tempo, sofrem principalmente de dores musculares e na coluna. “Isso é visível quando olhamos as costas das pessoas desalinhadas e com curvaturas”.

Por este motivo, Rosângela foca no realinhamento postural para garantir melhoria imediata na dor e no bem-estar da pessoa. “Conseguimos soltar a musculatura da face e do pescoço da pessoa, trabalhando até quadros de bruxismo, em que a pessoa sofre pela dor de contração do maxilar”.

Campeão de jiu jitsu Fabio Jesus encontrou no shiatsu um aliado para a recuperação muscular pós treinos. São seis por semana e um ritmo acelerado de lutas no mundo todo. “As dores musculares melhoraram já na primeira sessão, sem falar da recuperação que está sendo bem mais rápida e a qualidade do sono que melhorou muito”.

Recomendações

Apesar de não curar doenças sozinho, o shiatsu também é recomendado para dores de cabeça como enxaquecas, dores nas costas, coluna, pescoço e ombros, stress, tensão, cansaço, problemas respiratórios, sinusite, artrite e lesões desportivas.

“Há casos em que somente o shiatsu não resolve o problema da pessoa, é preciso procurar um médico, fazer outro tratamento. Neste caso damos a orientação. Porém, podemos regular e fortalecer o funcionamento dos órgãos, estimulando a resistência natural do organismo”, enfatiza Rosângela.

O período de tratamento depende de casa cliente. A massagista explica que há casos em que a pessoa chega na primeira sessão com muita dor. “Nestes casos a evolução é gradativa. O alívio é gradativo, mas a pessoa sente os resultados já depois da primeira massagem”.

A coach Fabricia Rebolla utiliza o shiatsu como terapia preventiva. Ela conta que percebeu benefícios como alívio de dores no maxilar, após dias muito tensos, e também decorrentes da postura. “Eu cuido da minha saúde em todos os aspectos, alimentar, dos pensamentos e física. E com o shiatsu eu me cuido, não me trato”.

Origem

O shiatsu tem suas origens numa prática de dois mil anos de existência, a Tao Yin, que trabalha com exercício físico, técnicas de respiração, massagens e meditação. Em 1964, o governo japonês reconheceu o shiatsu enquanto terapia independente e distinta.

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes