Cidades

Setor de calçados prevê aumento de até 9% nas vendas neste inverno

2 minutos de leitura
Setor de calçados prevê aumento de até 9% nas vendas neste inverno
Foto: Evelyn Leite

As altas temperaturas habituais de Mato Grosso deverão ficar de lado nos próximos dias. No último final de semana os termômetros registraram temperaturas abaixo dos 17ºC na região metropolitana de Cuiabá. O friozinho trazido pelo inverno deve esquentar as vendas de calçados e anima comerciantes do setor. Segundo informações do Sindicato do Comércio Varejista de Calçados e Couros (Sincalco/MT), o setor espera um aumento de até 9% nas vendas.

Oficialmente o inverno brasileiro começa no dia 21 de junho, mas esta já é a segunda frente fria que atinge os mato-grossenses este ano. De acordo com o presidente do Sincalco/MT, Junior Macagnam, este é um dos fatores que deixam os lojistas otimistas.

“Segundo as previsões meteorológicas este inverno deve ser um dos mais rigorosos dos últimos anos, e isso faz com que as botas e outros calçados fechados caiam no gosto dos consumidores. Esperamos que com isso, as vendas aumentem até 9% em relação ao ano passado, uma oportunidade também para que os lojistas recuperem o prejuízo causado pela paralisação dos caminhoneiros”, afirma.

É o que também acredita a proprietária da Mr. Cat, Vânia Haddad, “a nossa coleção outono/inverno está sendo bem aceita e a nossa expectativa é de que as vendas aumentem em torno de 5% durante o mês de junho, também por conta do Dia dos Namorados. Infelizmente a greve dos caminhoneiros atrapalhou um pouco às vendas e freou o bom momento do mercado, que estava aquecendo por conta ainda do Dia das Mães”, pontua.

O diretor do grupo Flamboyant, Aluísio Lessa, também se mostra otimista com as expectativas para o mercado de calçados. “Embora o calor seja a marca registrada do nosso Estado, este inverno promete ser mais intenso, estamos na expectativa de um aumento nas vendas em torno de 5% a 10% nos produtos da moda inverno”, aponta Lessa.

De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), o setor de calçados vai apresentar uma expansão de 4,5% a 6,6% no faturamento em 2018 em comparação com o ano passado, podendo chegar a um número entre 912,5 milhões e 940,7 milhões de pares, atingindo um valor entre R$ 22,62 bilhões e R$ 23,08 bilhões.

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes