Cidades

Setembro amarelo: terapia alternativa com “florais” é utilizada em pacientes depressivos

3 minutos de leitura
Setembro amarelo: terapia alternativa com “florais” é utilizada em pacientes depressivos
Foto: Reyd Antonio

Várias cidades estão se mobilizando com a campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicido, e nas redes sociais já tem milhares de mensagens de apoio e carinho a pessoas que possivelmente estejam pensando em tirar a própria vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde, com acompanhamento adequado é possível evitar essa tragédia em até 90% dos casos.

Em Sinop (a 500 km de Cuiabá), um projeto social que utiliza uma terapia feita com florais, já tirou milhares de pessoas da lista de suicidas. Há mais de 20 anos a esteticista e docente, Cristiane Coelho Barbosa de 37 anos, se dedica a cuidar de pessoas que perderam a vontade de viver

Sem nenhuma ajuda do município, ela conta apenas com o apoio de voluntários e de empresas particulares para atender um número enorme de pessoas depressivas e até mesmo dependentes químicos. Entre os diversos trabalhos que Cristiane presta a população, a terapia com florais tem ganhado um destaque especial, o tratamento é oferecido para famílias de baixa renda, de forma gratuita.

A esteticista se capacitou com o Instrutor Walter Rischibieter, especializado na promoção do Desenvolvimento Espiritual Humano na cidade de São Paulo, e trouxe o conhecimento para Sinop em 2011. Desde então, ela tem visto a recuperação de pessoas que pensavam em tirar a própria vida.

Uma das beneficiadas com a terapia, contou que mesmo resistindo a uma doença, havia perdido o encanto de estar viva. Seus dias eram atormentados por uma síndrome.

“Eu tinha câncer e graças a Deus fui curada, porém com essa dolorosa luta desenvolvi uma síndrome do pânico e a depressão. Sou muito grata de ter iniciado a terapia com florais, foi o que me libertou. Hoje em dia estou muito bem e até minha família foi beneficiada”, conta Aldenir Maia, usuária do tratamento a mais de quatro meses.

Os resultados tem sido tão eficazes, que hoje a equipe já não consegue atender, sem apoio, todos que procuram o floral.

“Infelizmente pela falta de recurso eu não consigo atender a todo mundo que me procura. Eu tenho que limitar, tem semana que eu entrego 100 floral, na outra já tem 200 pessoas que precisam, e assim vai aumentando para até chegar em milhares… porque vai vindo a família, o amigo, o vizinho”, explica Cristiane.

Com tristeza nos olhos ela também relata a vez que chegou tarde demais, e uma pessoa que estava em sua lista de visita, já havia morrido.

“Quando eu ligue para agendar a visita, o marido dela que atendeu, ele me disse que estava no velório da esposa, que ela não tinha resistido o trauma e se entregou a depressão. Sem recursos para tratar o câncer, e desmotivada a viver, ela e faleceu antes mesmo de iniciar um tratamento”, conta Cristiane.

Essa mulher, era uma jovem de apenas 24 anos, mãe de duas crianças, que tinha câncer exposto na face.

Terapia Floral

De acordo com a terapeuta Cristiane, a terapia floral utiliza-se de compostos energéticos chamados essências florais. Cada essência é indicada para trabalhar emoções específicas ou conjuntos de emoções, atingindo diretamente o físico.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes