Variedades

Sessão Diversidade na UFMT debate ativismo contra AIDS com filme premiado em Cannes

1 minuto de leitura
Sessão Diversidade na UFMT debate ativismo contra AIDS com filme premiado em Cannes

Antecipando o fim de semana de celebração da diversidade, um cine debate na UFMT traz à tona a discussão sobre o ativismo LGBTI contra a AIDS, em torno do longa-metragem francês recém-lançado, 120 Batimentos Por Minuto (2018). O filme levou o Prêmio da Crítica em Cannes e lidera as indicações ao Cesar Awards, exibido no Auditório do Centro Cultural da UFMT nesta quinta-feira (20).

A Sessão Diversidade começa às 19 horas, com entrada gratuita e classificação indicativa de 18 anos. A exibição será seguida de um bate-papo a representante do Departamento de Serviço Social da UFMT, Bruna Irineu.

“120 Batimentos Por Minuto (2018)” tem como recorte o início dos anos 1990 e propõe uma discussão aprofundada sobre as relações entre a indústria farmacêutica e a comunidade de gays, lésbicas, bissexuais e transexuais após o surto da doença sexualmente transmissível na década anterior.

É o momento em que o núcleo francês do grupo ativista Act Up está intensificando seus esforços para que a sociedade reconheça a importância da prevenção da doença. A  sigla para AIDS Coalition to Unleash Power, é uma organização que nasce em Nova York, 1987, e ganha braços internacionais reivindicando políticas públicas em prol de melhorias na qualidade de vida de pessoas soropositivas.

A ficção é, portanto, centrada em um grupo de sobreviventes que integram a organização lutando, através da militância, pela própria vida. “Recém-chegado ao grupo, Nathan (Arnaud Valois) logo fica impressionado com a dedicação de Sean (Nahuel Pérez Biscayart), apesar de seu estado de saúde delicado”, adianta a sinopse.

YouTube video

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes