Mato Grosso

Sesp migra comunicação para formato digital na Baixada Cuiabana

Sistema vai integrar unidades das policias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Politec em Cuiabá e Várzea Grande

2 minutos de leitura
Sesp migra comunicação para formato digital na Baixada Cuiabana
(Foto: Reprodução/Mayke Toscano/Secom-MT)

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) ativou nesta quinta-feira (15) o sistema de rádio para comunicação digital entre unidades de segurança ostensiva na Baixada Cuiabana.   

O novo formato vai abranger as polícias Militar, Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e o sistema penitenciário entre os 15 municípios da região. 

Conforme o secretário Alexandre Bustamante, a migração para o formato digital possibilita a localização de policiais em qualquer lugar na Baixada, com possibilidade de transferir dados e imagens 

A ativação do serviço com foco na Baixada Cuiabana complementa outras cidades do interior, como Rondonópolis e Juína, que já possuem o formato digital. 

“A migração do sistema analógico para o digital permitirá trazer segurança, confiabilidade para a comunicação para que possam atuar de maneira estratégica, garantindo o sigilo dos diálogos feitos no sistema de segurança”, disse o governador Mauro Mendes.   

A Sesp comprou 19 conjuntos de estações repetidoras, 950 rádios portáteis, 160 rádios móveis e 80 fixos ao custo de R$ 10 milhões. A quantia seria de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público do Estado (MPE).  

Conforme Bustamante, a segunda fase da migração do modelo será do sistema de segurança na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia. A atualização deve iniciar em Comodoro e percorrer os municípios, na fronteira, até Cuiabá, a partir de fevereiro de 2021. 

“A gente consegue programar as ações com mais eficiência e eficácia. Os rádios funcionam em região que celular não funciona. Isso é muito importante para a segurança”, afirmou o secretário. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes