Cidades

Sesc Serra Azul suspende atividades devido ao incêndio que já dura 1 semana

3 minutos de leitura
Sesc Serra Azul suspende atividades devido ao incêndio que já dura 1 semana

Desde o último domingo (1º), bombeiros, militares do Exército, agentes da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e brigadistas do Sesc Serra Azul, combatem incêndios na área de proteção ambiental Cabeceiras do Rio Cuiabá.

Na última quinta-feira (5), as chamas chegaram ao Parque Serra Azul e obrigaram o Sesc a suspenderem as atividades neste sábado (7) sem prazo para retorno.

Conforme informações do Corpo de Bombeiros, ao todo 48 profissionais participam do combate às chamas. Desde o início dos incêndios, o fogo já destruiu áreas de pasto e de vegetação nativa e ia em direção ao Sesc Serra Azul.

A tripulação do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM) tem concentrado os lançamentos de água para enfraquecer a linha de frente das chamas, que segue na direção sudeste da Serra.

“Uma das linhas de fogo se desloca em direção à Cachoeira Serra Azul, ponto turístico muito visitado na região. Para proteger o entorno, as equipes estão fazendo aceiros negros e linhas de ataque nas proximidades do fogo”, diz trecho de nota do Corpo de Bombeiros.

O combate tem sido difícil para as tropas terrestres, visto que a região não é de fácil acesso. Até a terça-feira (3), data do último levantamento feito pelos bombeiros, 5.362 hectares do Parque Estadual Cabeceiras do Rio Cuiabá já haviam sido atingidos.

Sesc fechado

Em virtude da aproximação do incêndio ao Parque Sesc Serra Azul, a unidade precisou suspender todas as atividades e visitas por prazo indeterminado.

Em nota, o Sesc divulgou que os visitantes que já haviam adquirido vouchers para atividades no local devem procurar as agências e pedir o reembolso.

No entanto, Uller Roma, dono de uma agência de turismo de Rosário Oeste, disse que o único passeio que está temporariamente suspenso é o da Cachoeira Serra Azul – o mais vendido da região. Os demais estão funcionando normalmente e, por isso, os turistas foram realocados.

“Os clientes entenderam, pois foi um acidente de efeito da natureza. Nós seres humanos não podemos controlar isso”, afirmou o empresário.

Enquanto isso, em Rosário o passeio do Rio Triste segue liberado. Os turistas também foram levados para passeios em Nobres e Bom Jardim, como os balneários e as flutuações.

“Aquário Encantado, Reino Encantado, Refúgio da Água Azul e Vale das Águas. São quatro flutuações que nós temos na região de Nobres. Prejudicou não termos a cachoeira, mas acredito que semana que vem já será resolvido isso”, disse Uller.

A brigada de incêndio do Sesc Pantanal está auxiliando o Corpo de Bombeiros no combate ao fogo. O Sesc afirmou que uma força-tarefa continua para impedir que as chamas avancem e causem mais destruição.

Depois que o incêndio for controlado, o Sesc informou que será necessário avaliar os impactos causados para que as atividades da unidade retornem.

Cidades em alerta

O Corpo de Bombeiros emitiu alerta máximo para todas as agências de algumas cidades de Mato Grosso, são elas: Arenápolis, Denise, Chapada dos Guimarães e Santiago do Norte.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes