Sesc lança catálogo que exalta trajetória e produção de artesãos mato-grossenses

Lançamento será no Sesc Arsenal nesta sexta-feira (13), com entrada gratuita

Eudes Frazão, o mestre do kangingin participa da cerimônia - conexão Vila Bela/Cuiabá (Fred Gustavos)

Com a participação de 18 artesãos que tem grande representatividade no segmento das artes manuais no Estado, o Sesc lança nesta sexta-feira (18), às 19 horas, no Arsenal, o catálogo “Artesanato de Mato Grosso: Saberes pelas mãos do tempo”.

Com as histórias desses artistas, eternizadas na publicação, o Sesc Mato Grosso amplia ações de fomento que tem no Espaço do Artesão, uma vitrine do artesanato mato-grossense. A loja de artesanato recebe produtos de cerca de 200 artesãos de todo o Estado.

Convocados para desvendar o universo dos 18 artistas selecionados, os jornalistas Túlio Paniago, Lázaro Thor Borges, Naiara Leonor, Ricardo Santiago, Lidiane Barros e André Santana, além do fotógrafo Fred Gustavos realizaram uma escuta sensível de histórias e saberes.

“Artesanato de Mato Grosso: Saberes Pelas Mãos do Tempo” apresenta repertórios simbólicos a partir da voz de quem faz – as trajetórias percorridas por cada um, as peculiaridades de cada técnica, os estilos e as matérias primas utilizadas no cerne do oficio.

O Sesc Mato Grosso acredita na importância das manifestações artísticas que trazem em si valores históricos, os modos de fazer e viver das populações tradicionais e contemporâneas. Desde 2004 a instituição abriga, difunde e comercializa as obras produzidas por mais de duzentos artesãos de todo o Estado. Fomentando o fazer manual, reunindo as formas de expressão e a história de sua população, revelando os múltiplos aspectos que a cultura viva e presente de uma comunidade pode assumir”, diz trecho da publicação.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMPE quer o ressarcimento de R$ 13 milhões de secretários da Gestão Taques
Próximo artigoAdolescente é embebedada e estuprada em festa

O LIVRE ADS