SES orienta municípios sobre retomada de cirurgias eletivas pelo Programa Mais MT

Plano de retomada da SES traz práticas seguras dos procedimentos no Estado

(Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) elaborou um Plano de Retomada de Cirurgias Eletivas durante a pandemia pela covid-19. O documento traz orientações aos hospitais públicos e privados de Mato Grosso sobre o retorno consciente e seguro dos procedimentos de modo a ofertar assistência integral aos usuários do sistema único de saúde (SUS).

Conforme o plano, que está disponível no site da SES neste link, para retomar a realização dos procedimentos eletivos é de suma importância a unidade de saúde verificar a capacidade operacional hospitalar; a existência de Equipamento de Proteção Individual (EPI); disponibilizar teste de covid para proteger a segurança da equipe e do paciente, além de priorização e agendamento de casos (critério de agendamento).

O Plano foi o percursor do Programa Mais MT Cirurgias, lançado na última quinta-feira (15) com a proposta reduzir drasticamente a fila por procedimentos eletivos no Estado. O programa visa realizar 138 mil procedimentos que serão custeados com um incentivo de aproximadamente R$ 105 milhões.

As cirurgias estavam suspensas no Estado desde março de 2020 devido a pandemia pela covid-19 e foram retomadas após publicação no Diário Oficial do Decreto N° 989, de 05 de julho de 2021. A autorização do retorno dos procedimentos eletivos considerou a redução na taxa de ocupação dos leitos de internação de pacientes em tratamento do coronavírus.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorR$ 440 milhões em crédito: 70% dos recursos do FCO vão para projetos rurais
Próximo artigoCinco pessoas são presas dirigindo embriagadas durante operação neste domingo