Cidades

Servidores pedem garantia de reabertura do Sine e da oferta de todos os serviços à população

3 minutos de leitura
Servidores pedem garantia de reabertura do Sine e da oferta de todos os serviços à população
Foto: Reprodução/Canal MT

Depois que o governo anunciou o fechamento para reforma da agência matriz do Sine, localizada no bairro Bandeirantes, em Cuiabá, servidores da unidade lançaram carta contrapondo o Estado, temendo que o local seja fechado permanentemente e que a população perca os serviços disponibilizados. Por meio de nota, porém, o governo garantiu que a sociedade não sofrerá prejuízos.

Conforme noticiou o LIVRE na semana passada, a primeira carta aberta enviada pelos servidores avisava sobre o fechamento permanente da unidade. Na ocasião, eles relatavam que a informação tinha sido repassada de forma “impositiva e sem a devida participação de servidores”. Segundo eles, a informação inicial era de que o órgão faria uma contenção de gastos e, por isso, os serviços seriam remanejados.

Problemas financeiros, porém, não foram o motivo do fechamento da unidade, segundo respondeu a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), responsável pelo Sine. Conforme nota enviada ao LIVRE, o local será fechado para reforma, uma vez que engenheiros do governo condenaram as estruturas do prédio. Não foi informado, porém, o prazo para a obra.

Leia mais
Sine fechado: Servidores citam “contenção de despesas”, mas governo alega reforma

Em nova carta aberta lançada nesta segunda-feira (6), os servidores já citam a reforma da unidade, a qual teria sido reivindicada pelos funcionários há algum tempo. No entanto, alegam preocupação com o atendimento ao público e serviços que seriam oferecidos apenas na unidade matriz.

Conforme trecho do documento, os servidores afirmam que “é sabido que não serão ofertados todos os serviços que o Sine matriz, uma unidade de grande porte, disponibiliza aos cidadãos”. Ainda, alegam temer pela precarização do atendimento especializado à pessoa com deficiência e aos jovens aprendizes em situação de vulnerabilidade.

Na carta, os trabalhadores pedem ainda que o governo dê garantias de que a unidade retornará ao atendimento e que irá ofertar todos os serviços que já dispõe. Quanto ao remanejamento dos serviços, que foi alegado pela Setas para o fechamento da unidade, eles pedem que os supervisores conversem com os funcionários e façam um planejamento, a fim de que a troca aconteça de forma gradativa.

Em nova nota, a Setas respondeu ao LIVRE que nenhum dos serviços já ofertados deixará de ser disponibilizado. A secretaria reforçou que os trabalhos deverão acontecer nas unidades do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, no centro de Cuiabá e no CPA I.

Ainda, o governo informou que deverá se reunir com entidades competentes para garantir o remanejamento dos serviços e servidores. No entanto, uma das reivindicações dos funcionários – a garantia de reabertura do Sine Matriz – não foi contemplada na nota.

Veja a nota:
A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) informa que todos os serviços disponíveis à população no Sine matriz serão oferecidos nas unidades do Ganha Tempo Ipiranga, CPA I e em parceria com a Prefeitura Municipal de Cuiabá.

Na tarde desta segunda-feira (06), a secretária da Setas, Monica Camolezi, se reúne com os secretários adjuntos de Administração Sistêmica, Antônio Figueiredo Neto, e do Trabalho, Roseane Andrade, bem como o superintendente do Sine, Adilson Reis. No fim da tarde, se reunirá também com o superintendente Regional do Trabalho, Amarildo Borges e o procurador do Ministério Público do Trabalho, André Canuto, para alinhar todas as questões pertinentes à transferência dos serviços do Sine matriz para outras unidades.

A Setas reitera que a população não sofrerá prejuízos, pois todos os serviços serão disponibilizados à população.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes