Carregando...
Negócios

Servidores do Indea identificam laudo fraudado e acionam polícia

Foto de Redação
Redação

Servidores do Indea-MT de um dos municípios da região oeste de Mato Grosso identificaram fraude em documentos de exames de sete cavalos, que foram apresentados por um procurador de um produtor rural da região para solicitar a emissão de Guia de Trânsito (GTA).

Como a procuração estava vencida, os servidores fizeram a checagem no Sistema de Defesa Sanitária Animal (Sindesa). Neste procedimento, foi descoberto que os exames apresentados de um laboratório da região, para saber se os animais tinham anemia infecciosa equina (AIE) e mormo, não foram emitidos por eles.

Conforme o laboratório, a estrutura do laudo apresentado é incompatível com a emitida pelo QRcode. No laudo falsificado, o mesmo valida para um mesmo laudo diferente do mencionado. A empresa também disse que o QRcode emitido por eles é único para cada requisição.

A Unidade Local de Execução do Indea havia adotado a validação para checar se os exames são verídicos junto aos laboratórios por meio de QRcode ou chave de validação. Esses documentos são necessários para que se possa autorizar o transporte dos equinos.

O Indea já acionou a Polícia Civil para apuração criminal sobre a fraude na documentação.

(Da Assessoria)

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Governo de MT vai superar em 8 anos todo o asfalto construído em 271 anos de história

Estado alcançará 7 mil quilômetros de novas rodovias pavimentadas até o fim de 2026. Pivetta destaca fim do isolamento de regiões e segurança para a população.
Geral

Mato Grosso atinge a menor taxa de desemprego do Brasil e se aproxima de 1 milhão de carteiras assinadas

Indicador despencou de 8,2% para apenas 2,2%. Setor de serviços e o agronegócio puxaram o saldo positivo de mais de 31 mil novas vagas formais
Crônicas Policiais

“A melhor polícia do país”: Comandante exalta cerco ao crime organizado e novo efetivo em MT

Prestes a completar 191 anos, corporação vive fase de renovação. Coronel avaliou apoio da gestão Pivetta e garantiu segurança da área urbana à zona rural
Política

Medeiros alerta para riscos econômicos da reforma tributária

A declaração foi feita durante a posse do empresário Tião da Zaeli como presidente da Fecomércio-MT