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Serviços Essenciais lideram ranking de atendimento presencial no Procon Estadual

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Serviços Essenciais lideram ranking de atendimento presencial no Procon Estadual

O Procon Estadual registrou 2.728 atendimentos em maio. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 1.631 registros, enquanto que pelo atendimento online no site foram 1.097 reclamações em Mato Grosso.

No Sindec, o campeão de reclamações foi a categoria “Serviços Essenciais”, com 942 registros. Liderando o setor está “Energia Elétrica”, com 492 atendimentos, seguindo por “Água e Esgoto”, que teve 258. A terceira posição ficou com “Telefonia Celular”, com 132 reclamações.

O segundo lugar do ranking é ocupado pelo setor “Assuntos Financeiros” com 208 reclamações, registrando 58 procedimentos para a categoria “Cartão de Crédito”, 55 para “Banco Comercial” e 33 para “Cartão de Loja”.

A área “Produtos” está em terceiro lugar do ranking, com 186 atendimentos: 37 para “Combustível Automotivo”(Gasolina, Álcool, Diesel, Gás), 28 para “Telefone” (Convencional, Celular, Interfone, etc) e 13 para “Móveis para Quarto”.

Já o setor “Serviços Privados”, com 157 registros, ocupa a quarta posição, com 5 procedimentos para “Escola”(Pré,1°,2° Graus e Superior), 20 para “Estabelecimento Comercial” (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc.) e 17 para “Estacionamento” (Particular, Supermercado, Shopping, etc).

O setor “Saúde” ocupa o quinto lugar do ranking com 90 reclamações: 61 para “Farmácia/Drogaria”, 11 para “Plano de saúde regulamentado” e três “Plano Odontológico”.Em sexto lugar está a área “Alimentos” com 36 reclamações, sendo 16 para “Farináceos” (fubá, polvilho, etc), sete para “Grãos, cereais” (feijão, grão de bico, arroz, farelo de trigo, sucrilho, aveia, granola, creme de arroz) e três para “Carne e Derivados” (hambúrguer congelado cru, peitos de frago temperados congelados, embutidos: salame, mortadela). A última posição do ranking é ocupada pela área “Habitação”, com 12 reclamações: quatro registros para “Incorporação” (construtoras e incorporadoras), quatro para “Condomínio” e três para “Loteamento”.

Integram o banco de dados do Procon Estadual os registrados efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, do Ganha Tempo do CPA, da Assembleia Legislativa e do Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping.

Atendimento online

Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br. O Procon registrou 1.097 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” lidera o ranking, com 442 registros; em segundo lugar estão os “Serviços Financeiros”, com 404 reclamações; e em terceiro, “Produtos de Telefonia e Informática” com 109 registros.

Na quarta posição da plataforma, está a categoria “Transportes”, com 47 reclamações e, em quinto lugar, aparece a categoria “Demais Produtos”,com 33 reclamações. O sexto lugar é ocupado pela área “Demais Serviços”, com 29 registros, e o sétimo pela categoria “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos”, que teve 23 registros. Em oitavo lugar, com quatro reclamações, está a área “´Saúde” seguida por “Educação” e “Alimentos” em nono lugar, que obtiveram dois registros.

As categorias “Turismo/viagens”, “Água, energia e gás” tiveram ambas uma reclamação registrada, já “Habitação” não obteve nenhum registro no mês de maio na plataforma www.consumidor.gov.br.

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, no Várzea Grande Shopping, das 10h às 19h, e no posto do Ganha Tempo do CPA, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No posto da Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.

 

Com Assessoria 

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