Início Mato Grosso Serra Ricardo Franco: futuro da reserva será definido por conselho consultivo

Serra Ricardo Franco: futuro da reserva será definido por conselho consultivo

Criação é uma exigência do Ministério Público e grupo deve reunir orgãos de fiscalização, produtores rurais e deputados

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Um conselho consultivo deve ser criado para encaminhar as discussões sobre o uso de terra na reserva ambiental da Serra Ricardo Franco. O grupo deve reunir representantes dos produtores rurais, órgãos públicos de fiscalização e deputados estaduais.

Segundo a deputada estadual Janaína Riva (MDB), o conselho é uma exigência do Ministério Público de Mato Grosso para abrir a hipótese de revisão do perímetro da reserva.

“Isso já era pra ter sido feito quando o parque foi instituído [em 1997] e não ocorreu. Também deverá ser realizada uma avaliação da área para se saber como a situação atual. Mas, o Ministério Público mostra boa vontade em revisar o parque”, disse.

LEIA TAMBÉM

Ministério Público, deputados e produtores rurais fizeram nesta quarta-feira (18) a primeira reunião para discutir a coordenação do parque.

(Foto: Reprodução)

O procurador de Justiça, Luiz Fachone, diz que o Conselho de consultas é uma obrigação do governo e ainda não efetivado por falta de políticas públicas. Por ele, devem passar itens que estão no bojo dos debates na Assembleia Legislativa, como indenização, revisão da área e a liberação de cerca 38 mil hectares onde produtores abriram.

“O Conselho está em decreto há décadas e o governo ainda efetivou porque não quis. A proposta que fizemos hoje para os deputados foi a mesma de nove anos atrás quando fizemos uma reunião sobre o mesmo assunto”, afirmou.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) é a responsável pela criação do conselho, a depender da autorização do governo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui