Por Francisney Liberato

Um coração grato, é o lugar onde reina a paz.

A gratidão é uma palavra muito forte, a qual carrega em seu significado o sentido da essência da felicidade e da plenitude de um ser humano.

O dicionário eletrônico “Dicio” define gratidão, do latim gratitudo.inis, como: “Característica ou particularidade de quem é grato. Ação de reconhecer ou prestar reconhecimento (a alguém) por uma ação e/ou benefício recebido; agradecimento: recebeu provas de gratidão”.

Muitos, nesta vida, exercem essa capacidade e habilidade, de forma rígida, gerando assim, muitos desentendimentos no convívio interpessoal, por isso, melhor que ser grato é não esperar a gratidão.

Não espere gratidão de ninguém. Na caminhada desta vida já fiz muitas coisas boas pelas pessoas, pelas quais tive contato, todavia, nem sempre, essas pessoas foram gratas pelas benesses oferecidas.

Às vezes fazemos de tudo para agradar alguém, mas, basta dizer um “não” a elas, para que esqueçam de todos os “sins” concedidos. Infelizmente, Benjamin Constant, acertou ao dizer que: “A gratidão tem memória curta”.

Pessoas que não sabem lidar com isso, devem fazer uma reflexão intensa em suas vidas, pois continuar agindo dessa forma, gerará em seus corações pensamentos negativos, que resultarão em atitudes perversas e amargas.

Entendo que devemos fazer e dar o nosso melhor por nós, primeiramente, e depois, para as pessoas que estão dentro da nossa convivência. Saiba que mesmo assim, muitos irão criticar as suas atitudes. Costumo dizer que nem Cristo, com todo o Seu poder, conseguiu agradar a todos, imagine nós, seres humanos imperfeitos e falhos.

Seja grato em todos os momentos. A pessoa que é grata, e faz disso seu propósito de vida, são felizes e alegres, pois não importa quais os cenários que a vida lhes proporciona, simplesmente são gratas por tudo.

O apóstolo Paulo nos afirma que devemos ser gratos pelas circunstâncias da vida, quer sejam boas ou não. O texto está registrado em I Tessalonicenses 5:18: “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”.

O texto acima parece muito desafiador, pois como ser grato quando um filho está doente, quando há desempregos, quando existem conflitos dentro de um lar. Mas a vontade de Deus é que olhemos o lado bom das circunstâncias, para nos dar motivação para sair desse cenário, que a princípio, parece sem saída e sem solução.

Ser gratos nas pequenas coisas. Uma atitude necessária e possível de implementar na nossa vida, é a de sermos gratos nas pequenas coisas que nos acontecem, pois quando internalizamos esses pequenos detalhes, não restam dúvidas, que nos momentos mais significativos, também seremos gratos.

A gratidão nos aproxima de todas as pessoas e expulsa o orgulho existente dentro de nós. Precisamos ser gratos a todos, não importando a raça, cor, sexo, condições sociais e financeiras. O poeta inglês, William Shakespeare, corrobora com esse entendimento: “A gratidão é o único tesouro dos humildes”.

Ser feliz, é ser grato. Não há outra maneira de sermos felizes, se não formos gratos pela vida. A gratidão tem efeito progressivo, pois quanto mais somos gratos, mais atraímos coisas boas para nós. A gratidão não pode ser encarada como um sentimento ou uma emoção, mas sim como uma postura racional. O escritor William Douglas define a gratidão como: “Ser grato é uma das características das pessoas felizes. E, mais que sentimento, a gratidão é uma atitude”.

Assim, que possamos tomar atitudes positivas e sermos gratos com as pessoas e circunstâncias que acometem nossas vidas. Que possamos agradecer pelas coisas que nos acontecem, mesmo que sejam ruins, pois um coração grato é capaz de entender os processos da vida e aprender com eles.

Seja grato!

Francisney Liberato Batista Siqueira é Secretário de Controle Externo, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador. Autor dos Livros “Mude sua vida em 50 dias” e “Como falar em público com eficiência”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes