Principal

Sensibilizado, maestro quer aproximar barbeiro violinista da orquestra da UFMT

2 minutos de leitura
Sensibilizado, maestro quer aproximar barbeiro violinista da orquestra da UFMT

Helson França/O Livre

Fabrício Carvalho e barbeiro violinista

Barbeiro violinista tem se dedicado ao aprendizado do violino diariamente, entre um cliente e outro 

 

Sensibilizado com a história de Jacinto Caetano de Oliveira, 72 anos, mostrada pelo LIVRE há uma semana, o maestro da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Fabrício Carvalho, foi ao encontro do barbeiro violinista, conhecendo-o na tarde de sexta-feira (28), em seu salão.

“O envolvimento dele com o instrumento é algo muito bonito de se ver. Queremos ajudá-lo, temos ótimos professores na orquestra. Será um grande prazer e satisfação poder vê-lo evoluir como músico”, afirmou o maestro. Na ocasião, Fabrício aproveitou a oportunidade para dar uma afinada no instrumento do barbeiro e ouvi-lo tocar. Também o presenteou com um disco do Carcoarco, grupo de pesquisa em música brasileira instrumental da Universidade de Campinas (Unicamp).

Apaixonado pelo violino e música clássica desde criança, Jacinto, nascido em Mimoso, só veio a se alfabetizar já adulto. Por essa razão, e por achar que não estava à altura em aprender a tocar o instrumento, iniciou a prática há apenas um ano.

Desde então, entre um cliente e outro, tem se dedicado diariamente ao aprendizado do violino por conta própria. Em seu acanhado salão, situado na rua 7 de Janeiro, no bairro Jardim Leblon, os livros de teoria musical ficam cuidadosamente guardados em uma caixa próxima a uma das duas poltronas reservada para o treino com o instrumento. Em frente ao espelho, o livro de partituras permanece aberto o tempo todo.

A grande vontade de Jacinto é de fazer parte da banda da igreja que costuma frequentar, porém, no que depender do maestro, o barbeiro violinista deverá também se apresentar em outros palcos.

Na próxima semana, a convite de Fabrício, Jacinto deve conhecer os músicos da orquestra, e a receber as primeiras lições.

“Seria lindo tê-lo tocando conosco nos concertos”, afirmou o maestro. O barbeiro violinista, por sua vez, se mostrou animado. “Vai ter que usar terno, né? Então não tem problema, já que tenho três”, disse, bem humorado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes