Senar-MT inaugura Núcleo Avançado de Capacitação em Sapezal

O espaço inclui duas salas de aula, cozinha, auditórios, salas administrativas e equipamentos para treinamentos profissionalizantes

Foto: Assessoria

Com a presença de autoridades do Estado, do município e de toda a região, foi inaugurado, no sábado (27), em Sapezal, o Núcleo Avançado de Capacitação (NAC). O presidente do Sindicato Rural de Sapezal, Cleto Webler conta que antes de ter o NAC, precisava correr atrás de parcerias para garantir o espaço onde seriam realizados os treinamentos. “E nem sempre eram adequados”. Ele acrescenta ainda que ao longo de 2019 vai realizar 180 treinamentos. “Com o NAC vamos pleitear 200 treinamentos para o próximo ano”, diz o presidente animado.

Webler conta que a principal dificuldade enfrentada pelos produtores rurais na região é mão de obra qualificada. “É por isso, que queremos ampliar nosso número de treinamentos. Agora com um espaço adequado fica muito mais fácil ministrar os treinamentos. Fizemos alguns treinamentos antes da inauguração oficial do espaço e já notamos diferença na avaliação tanto dos instrutores, quanto dos alunos”, conta o presidente do Sindicato Rural de Sapezal.

De acordo com o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Otávio Celidonio, o Núcleo Avançado de Capacitação de Sapezal é o 24º a ser entregue. Celidonio também destaca a importância da estrutura para atender melhor os participantes dos treinamentos ofertados pelos Sindicatos Rurais em parceria com o Senar-MT.

Outro ponto importante abordado pelo superintendente foi que com os Nacs, se torna possível formar mão de obra capacitada com pessoas que vivem nas cidades. O Senar-MT oferta treinamentos de 40 horas para aperfeiçoamento daqueles que já tem um conhecimento, mas também oferta qualificações que variam de 120 até 960 horas para aqueles que querem começar uma nova carreira.

Núcleo Avançado de Capacitação (NAC)

São estruturas, geralmente construídas próximas às sedes dos sindicatos ou junto dos parques de exposição. O espaço inclui duas salas de aula, cozinha industrial, pequenos auditórios em algumas unidades, salas administrativas e todo equipamento necessário para a realização de treinamentos técnicos profissionalizantes.

Municípios que já têm Núcleo Avançado de Capacitação – Tangará da Serra, Barra do Burgres, Cáceres, São José dos Quatro Marcos, Primavera do Leste, Cotriguaçu, Juína, Comodoro, Brasnorte, Campinápolis, Juara, Claúdia, Porto dos Gaúchos, Tabaporã, Carlinda, Paranaíta, Paranatinga, Ribeirão Cascalheira, Confresa, Ipiranga do Norte, Poconé, Rio Branco e Diamantino.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorVídeo | Cinegrafista registra imagens de grande redemoinho em MT
Próximo artigoJack Ryan vai à Venezuela no trailer da 2ª temporada