Negócios

Senai Várzea Grande vira referência em automação, controle e redes industriais

4 minutos de leitura
Senai Várzea Grande vira referência em automação, controle e redes industriais
Fofo: Assessoria

A primeira unidade do Senai no estado, inaugurada há 39 anos em Várzea Grande, está de cara nova. Laboratórios de última geração, salas de aulas modernas, equipamentos de ponta e ambientes que estimulam a criatividade e o empreendedorismo fazem parte de um amplo investimento em tecnologia, inovação e, principalmente, em pessoas. O Senai foi apresentado às autoridades, estudantes e comunidade na noite de ontem (28) e mostrou que a Indústria 4.0 já é realidade em Mato Grosso.

Os visitantes percorreram os principais ambientes laboratoriais e puderam conhecer equipamentos, sistemas e processos que integram a tecnologia necessária para um parque fabril automatizado. A unidade também se destaca pelo amplo e completo laboratório de soldagem, onde os estudantes serão capacitados em todos os tipos de solda, exceto a subaquática. São 14 modalidades no total.

A unidade recebeu um investimento de R$ 21 milhões em infraestrutura, equipamentos e maquinário. No local são ofertados cursos de educação inicial e continuada, técnicos e graduação tecnológica por meio da Faculdade Senai de Tecnologia (Fatec Senai MT), além de Soluções em Tecnologia e Inovação para 19 municípios.

A diretora regional do Senai MT, Lélia Brun, fez um tour virtual com todos os visitantes apresentando os ambientes que totalizam uma área de 12,9 mil metros² construídos. Ela evidenciou a vocação da unidade para áreas como Metalmecânica, Automação, Eletroeletrônica, Automotiva, Refrigeração e Climatização. “O Senai tem o propósito de ser uma instituição de vanguarda. É o futuro que nos faz estar aqui hoje para conhecer as novas e modernas instalações pensadas e estruturadas com o propósito de atender à Indústria 4.0”.

O presidente do Sistema Fiemt, Jandir Milan, tratou a inauguração como um marco e lembrou que Várzea Grande é chamada de Cidade Industrial. “A indústria é a vocação de Várzea Grande e tanto o Senai quanto as demais instituições do Sistema Fiemt estão aqui para garantir o apoio necessário para que esta vocação se consolide”.

O atual gerente do Senai Várzea Grande, José Barbosa, que esteve presente na inauguração da unidade em 1979, como instrutor de manutenção industrial, diz-se orgulhoso em ver o progresso e a expansão da instituição ao longo dos anos. “Sou privilegiado em ter acompanhado toda a evolução da unidade. O Senai, mais uma vez, chega ao ápice. É um orgulho fazer parte da escola até hoje e ter crescido profissionalmente graças ao incentivo e a valorização que o Senai sempre tem com seus funcionários e estudantes”.

Também marcaram presença no evento a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos, os ex-prefeitos de Várzea Grande e ex-governadores Jayme Campos e Júlio Campos, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Leopoldo Mendonça e o deputado federal Fábio Garcia, além de professores, estudantes, funcionários e familiares.

Júlio Campos, enquanto prefeito, viabilizou a doação do terreno onde está construído o Senai e o Sesi de Várzea Grande. Ele contou que à época não se podia imaginar a grandeza desta obra para o município. “Valeu a pena acreditar neste sonho. Depois de 40 anos voltar aqui e ver essa tecnologia e esse avanço. Nós só temos a agradecer por todo o investimento que o Senai fez no ensino técnico e hoje na faculdade”.

De acordo com a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos, nestes 39 anos da unidade do Senai VG milhares de técnicos foram formados e contribuíram significativamente com o desenvolvimento da indústria de todo o estado. “A prefeitura de VG reconhece e se coloca como parceira desta instituição. Nada é mais valioso do que superar os obstáculos da vida por meio da educação. São esses os profissionais que vão construir o futuro”.

Atendimento

A partir desta sexta-feira (29), das 8h às 22h, a unidade fará o atendimento ao público que quiser conhecer as novas estruturas e também fazer a inscrição para as vagas abertas. Neste mês, começam a ser ofertados na unidade os novos cursos ligados a indústria 4.0. Entre eles, o de Microcontrolador PIC, Instrumentação E Controle de Processos Industriais, Automação Hidráulica Industrial, Automação Pneumática Industrial, CLP Siemens – Step 7 (avançado), Inversores, Redes Industriais e Sistema Supervisório, entre outros.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes