Negócios

Senador quer ferrovia em Cuiabá como condição da renovação da malha ferroviária de SP

2 minutos de leitura
Senador quer ferrovia em Cuiabá como condição da renovação da malha ferroviária de SP
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O senador Jayme Campos (DEM) defende que o governo federal só renove o contrato com a Rumo Logística para a concessão da malha ferroviária de São Paulo se a empresa se comprometer em fazer o trecho da ferrovia entre Rondonópolis e Cuiabá. Para ele, é importante que a construção do trecho seja condição para renovação do contrato da malha ferroviária paulista.

A empresa, por sua vez, destaca que já há estudos neste sentido e promete investimentos de R$ 7 milhões nos próximos anos em Mato Grosso para levar a Ferronorte até Lucas do Rio Verde, conforme informação do o CEO da Rumo, João Alberto Abreu.

Jayme disse que vem trabalhando com os diretores da Fico que a renovação preveja a construção do ramal até Cuiabá. Também disse que o assunto é debatido com a diretoria da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT).

O democrata disse que, neste sentido, tem buscado articular em Brasília a possibilidade da expansão da ferrovia com a renovação da malha ferroviária paulista.

Demanda Social

Para a deputada estadual Janina Riva (MDB) a chegada dos trilhos a Cuiabá é uma demanda social, já que, apesar de ser a Capital, a cidade é rodeada de 14 municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Então, seria não só um por uma questão econômica, mas social também. Segundo ela, na Assembleia Legislativa um grupo de deputados já trabalha para que a ferrovia seja leva a Cuiabá.

Nessa sexta-feira (14) o ministro dos Transportes, Tarcísio Gomes de Freitas, conheceu o terminal ferroviário da Rumo Logística, em Rondonópolis, e destacou a possibilidade dos trilhos chegarem a Cuiabá. No entanto, disse que a empresa ainda busca viabilidade para a construção do ramal.

LEIA MAIS:

Ministro aponta MT como um dos Estados que mais receberão recursos

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes