Consumo

Senado deve votar decreto para cancelar reajuste da tarifa de energia em MT

Políticos questionam o reajuste acima de 20% em vigor desde abril num cenário de aumento da inflação para a maioria das famílias

1 minuto de leitura
Senado deve votar decreto para cancelar reajuste da tarifa de energia em MT

O Senado deve votar um projeto de decreto legislativo para suspender a resolução da Agência Nacional Energia Elétrica (Aneel) que autorizou o reajuste da energia elétrica em Mato Grosso, no mês passado. 

A matéria, apresentada pelo senador Wellington Fagundes (PL), deve entrar em pauta nas próximas semanas. Desde o dia 16, a tarifa da energia no estado está entre 21,62% a 24,96% mais cara.  

O aumento abrange os consumidores de baixa e de alta tensão média e atinge aproximadamente 1,5 milhão de unidades consumidoras. A nova tarifa entrou em vigor logo após o fim da bandeira por escassez hídrica.  

Wellington diz que existe um “acentuado descompasso” da resolução da Aneel com a situação socioeconômica da população mato-grossense. Segundo ele, o gasto com gás e energia elétrica já compromete 46% das famílias brasileiras.  

Uma pesquisa contratada pelo Instituto Clima e Sociedade, que analisou o impacto do peso da energia sobre o orçamento familiar, apontou que 22% da população diminuiu a compra de alimentos básicos para garantir a energia elétrica em suas casas.  

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes