CPI da Covid no Senado pede a convocação de três ex-secretários de Cuiabá

Pedido do senador Marcos Rogério (DEM-RO) se baseia na investigação da Polícia Federal sobre supostos contratos irregulares

(Foto: Reprodução/Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O senador Marcos Rogério (DEM-RO), membro titular da CPI da Covid no Senado, pediu a convocação dos ex-secretários de Saúde de Cuiabá, Célio Rodrigues da Silva e Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, e do ex-interino de Gestão, Alexandre Beloto Magalhães de Andrade, para deporem sobre as supostas irregularidades apontadas pela Polícia Federal na Operação Curare. 

O requerimento foi protocolado nessa quinta-feira (5) e é justificado pela investigação de “supostos direcionamentos de contratos” para um grupo de quatro empresas e a subcontratação de empresas de fachada. 

“Os gestores públicos municipais e as empresas investigadas são acusadas de fraudar os processos administrativos de contratações emergenciais e, posteriormente, receber pagamentos ‘indenizatórios’ pelos serviços prestados, principalmente, de gerenciamento de leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) destinados para o tratamento de pacientes com Covid-19″, diz trecho do documento. 

Operação Curare

O inquérito da Polícia Federal apresentado à Justiça Federal para deflagração da Curare diz que quatro empresas, pertencentes a um mesmo grupo, teriam recebido R$ 45 milhões da Prefeitura de Cuiabá com o prolongamento de contratos emergenciais. 

Parte desse dinheiro teria sido enviada pelo governo federal como verba para o combate e controle da pandemia em Cuiabá. Os contratos, então, entrariam no foco da investigação da CPI sobre o uso de dinheiro extra liberado pela União. 

Os trabalhos da comissão foram retomados nesta semana, com o apelo de alguns membros para estender a apuração para os governos estaduais e municipais. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMãe denuncia o marido após flagrá-lo abusando de sua filha em Cuiabá
Próximo artigoCriança é encontrada com marcas de espancamento e de queimaduras de cigarro