Brasil

Senado aprova plano emergencial para controle covid-19 entre indígenas e quilombolas

Famílias poderão receber um salário mínimo até o fim da pandemia e medidas sanitárias serão adotadas

2 minutos de leitura
Senado aprova plano emergencial para controle covid-19 entre indígenas e quilombolas

O Senado aprovou um projeto de lei que estabelece um plano emergencial de combate ao avanço da covid-19 entre indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.  

O texto, aprovado em votação simbólica nessa terça-feira (16), é de autoria da deputada federal por Mato Grosso Rosa Neide (PT). 

Entre as medidas previstas estão o pagamento de auxílio emergencial no valor de um salário mínimo (R$ 1.045) por família, enquanto durar a pandemia, e a adoção de medidas sanitárias. 

A proposta também assegura o acesso universal à água potável, a distribuição gratuita de materiais de higiene e de limpeza e a visita de equipes multiprofissionais de saúde indígena treinadas para enfrentamento da covid-19.  

Indígenas e quilombolas passarão a ser classificados como população risco ao contágio por causa da exposição.

O projeto ainda precisa ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro para ter validade na prática.

Mato Grosso tem a sexta maior população indígena do Brasil. São cerca de 42 mil pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Eles representam 5,2% do total da população brasileira indígena.    

Quadro do contágio

O último boletim epidemiológico da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), divulgado em 1º de junho, revelou entre os indígenas 387 casos suspeitos, 1.371 casos confirmados e 52 óbitos pela covid-19. 

Na mesma data havia notificação de casos confirmados para a doença em 82% dos distritos sanitários especiais indígenas pelo Brasil.  

Sesai registra exclusivamente os casos de indígenas aldeados. O Comitê Nacional pela Vida e Memória Indígenas monitora os casos fora das terras indígenas. O grupo registrou, em 6 de junho, 2.390 indígenas contaminados, 236 mortes e 93 povos indígenas atingidos pelo coronavírus. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes