O Senado Federal aprovou em dois turnos a mudança na data das eleições municipais 2020. A proposta de emenda constitucional (PEC 18) ainda poderá passar por mudanças, já que agora irá para a Câmara Federal.
O texto define que o primeiro turno seja realizado em 15 de novembro, e o 2º turno em 29 daquele mês.
No texto aprovado, o calendário eleitoral passa a valer a partir de 11 de agosto, quando estarão vedadas as propagandas partidárias. Entre os dias 31 de agosto e 16 de setembro, os partidos deverão escolher os candidatos e deliberar sobre as coligações.
A previsão é de que até 26 de setembro os partidos possam registrar as candidaturas na Justiça Eleitoral. A propaganda eleitoral começará em 26 de setembro.
Depois de aprovado pelo Senado, a PEC seguirá para apreciação da Câmara Federal, que poderá realizar novas alterações no texto.




