Cuiabá

Após o período de seca, previsão para Mato Grosso é de chuva de granizo e tempestades

2 minutos de leitura
Após o período de seca, previsão para Mato Grosso é de chuva de granizo e tempestades
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Muito aguardada pela população mato-grossense, que sofreu com altas temperaturas ao longo das últimas semanas, a chuva, que caiu em pontos isolados na última sexta-feira, deve retornar nesta semana. A previsão é do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que emitiu alerta devido à probabilidade de ocorrência de tempestades.

Conforme o instituto, a probabilidade de chuva para toda a semana é de 80% em Cuiabá, Tangará da Serra, Juína e Barra do Garças. Já no extremo norte de Mato Grosso, como em Alta Floresta, a probabilidade é menor para o início da semana, ficando em 5% até quarta-feira e subindo para 80% na quinta-feira.

Em razão da mudança brusca no tempo, o Inpe publicou alerta para diversas cidades de Mato Grosso, para o risco de fenômenos naturais, como chuva intensa, tempestade de raios, vendavais e chuva de granizo.

Previsão do tempo

Em Cuiabá, a temperatura deverá se manter entre os 22ºC e os 33ºC nesta segunda-feira (17). Já na terça (18), a temperatura pode subir, com máxima esperada de até 35ºC. Para o resto da semana, são previstas temperaturas entre 22ºC e 38ºC.

No município vizinho, em Chapada dos Guimarães, a temperatura poderá ser mais amena até a quinta-feira (20). Até lá, a previsão marca mínimas de 15ºC e máxima de 32ºC. Já na sexta-feira (21), a mínima é de 17ºC e a máxima é prevista para até 34ºC.

No norte do estado, em Alta Floresta, a mínima prevista é de 20ºC enquanto a máxima é de 36ºC para esta segunda-feira. Já ao longo da semana, são previstas temperaturas entre 21ºC e 37ºC.

Em Barra do Garças, no leste do estado, a temperatura poderá ser mais alta que nas demais regiões. Isso porque, de acordo com o Cptec, para toda a semana são previstas mínimas de 21ºC e máximas de até 40ºC.

Já em Juína, no oeste do estado, a sensação deve ser mais amena. Por lá, a mínima prevista para a semana é de 19ºC, enquanto a máxima é de 34ºC.

Confira abaixo o aviso emitido pelo Inpe:

Foto: Cptec/INPE

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes