Semáforos sempre no verde? Veja como funciona novo sistema semafórico em Cuiabá

Prefeitura divulgou neste sábado (23) que os conjuntos semafóricos de Cuiabá estão sendo reprogramados com um novo sistema de funcionamento

Semáforos inteligentes

A Prefeitura de Cuiabá –  por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) – divulgou neste sábado (23) que os conjuntos semafóricos de Cuiabá estão sendo reprogramados com um novo sistema de funcionamento. Os semáforos inteligentes passam a atuar no modo de operação semi-autuado. Todos os dias, a partir das 20h30, citando como exemplo na Avenida Isaac Póvoas, o sinal ficará sempre verde para dar mais agilidade e segurança no trânsito diminuindo os riscos de assaltos.

“Faz-se importante ressaltar que, os cuidados no trânsito devem ser mantidos. Não é porque os conjuntos semafóricos, no período da noite, permanecem por mais tempo no verde que os motoristas pensem que as vias são pistas de corrida. Respeitar o limite de velocidade, além dos cuidados para fazer a passagem de uma avenida para outra, são pontos que devem ser respeitados”, disse o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo.

Durante o dia, o tempo de espera no sinal verde é de 60 segundos nas vias principais e de maior fluxo, e nas transversais, o semáforo fica no sinal verde por verde 30 segundos. Já no período noturno, a partir das 20h30, o sistema funciona da seguinte maneira: a programação é de 30 segundos nos dois lados da via. O semáforo ficará sempre aberto, enquanto inexistir carros transitando pela via transversal, de menor fluxo, o sinal vai ficar verde. Assim que aproximar um carro na via transversal, o sinal na via principal continuará no verde por mais 5 segundos, chegando a 35 segundos, evitando colisões no meio do cruzamento, passando para o amarelo e depois vermelho, para então, o carro que estiver na via transversal possa fazer a passagem. Todo esse sistema depende da presença de carros em uma das vias para alterações dos modos de funcionamento.

Com essa tecnologia será possível atuar de forma que o semáforo opere de acordo com as condições de tráfego no cruzamento, analisando, por meio de sensores, se numa das vias existe alta demanda de veículos querendo passar e na outra a demanda é pouca, permitindo então um maior tempo de sinal aberto na via de alta demanda, reduzindo assim o tempo de espera, principalmente no período noturno.

Esse sistema começou a vigorar no final de 2020. A Prefeitura de Cuiabá já implantou esse novo sistema em 20 cruzamentos, dentre elas: Avenidas Isaac Póvoas x São Sebastião; Isaac Póvoas x Marechal Deodoro; Isaac Póvoas x Comandante Costa; Isaac Póvoas x Barão de Melgaço; Generoso Ponce x Joaquim Murtinho; Historiador Rubens Mendonça x Conselheiro Ênio Vieira; Getúlio Vargas x Joaquim Murtinho; Getúlio Vargas x São Sebastião; Dom Bosco x 13 de junho; Dom Bosco x Barão Melgaço; Dom Bosco x Comandante Costa; Dom Bosco x São Sebastião; Dom Bosco x Ipiranga; Dom Bosco x Estêvãode Mendonça; Tenente Coronel Duarte x Coronel Escolástico, dentre outros.

Ao todo são 102 controladores semafóricos inteligentes, sendo 75 câmeras e 75 placas de vídeos que permitem fazer esse tipo de programação. Válido ressaltar que, o sistema implantado permite um maior controle remoto e em tempo real, auxiliando na fluidez e na humanização do trânsito nas principais vias de Cuiabá.

Neste novo cenário de monitoramento pelo sistema de software, também é possível a aplicação de câmeras detectoras de vídeo, que permitem o acompanhamento dos fluxos e dos tempos de abertura e fechamento de ciclos.  Esse acompanhamento é executado pela Central de Monitoramento instalada na Semob.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAscensão do Cuiabá à elite já anima setores do turismo na Capital
Próximo artigoPolícia Civil e Sema flagram exploração de garimpo em desacordo com licença ambiental