Cidades

Sema diz que desmatamento ilegal pode ser eliminado até 2030

Secretaria diz que maior índice de exploração legal e mais propriedade com inscrição no CAR são bases para estimativa

1 minuto de leitura
Sema diz que desmatamento ilegal pode ser eliminado até 2030
Imagem ilustrativa (Foto: Pixabay)

O governo de Mato Grosso diz que o Estado pode eliminar o desmatamento ilegal em nove anos. A estimativa é feita com base em dados recentes sobre os índices de exploração legal e ilegal. 

Conforme a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Mato Grosso manteve a redução do desmatamento geral (área total de corte raso com ou sem autorização) em 30% nos últimos oito meses, em comparação com o mesmo período do ano anterior, e aumentou o índice de desmatamento legal de 5% para 25%. 

A secretária Mauren Lazzaretti diz que o desmatamento legal são focos de calor identificados dentro de propriedades com cadastro regular junto à Sema.  

“Estamos revertendo a curva do desmatamento. Isso significa que se os órgãos ambientais, o setor produtivo, o poder público e privado de um modo geral investirem no combate à ilicitude, é possível que a gente combata o desmatamento ilegal até 2030, e o desmate que ocorrer seja respeitando o Código Florestal”, disse. 

A inscrição de propriedades no Cadastro Ambiental Rural (CAR) estaria dentre as causas da mudança de direção dos números, pois favoreceria quem quer produzir com sustentabilidade e combate aos crimes ambientais. 

Os testes para os números do governo devem começar já em maio, quando o desmatamento e a queimada, historicamente, começam a pipocar nos sistemas de monitoramento. É o período contraditório em que os focos de calor aumentam mesmo com a proibição das atividades. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes