Carregando...
Cidades

Sema apreende maquinários por desmate ilegal em Marcelândia; multas podem ultrapassar R$ 2 milhões

Foto de Redação
Redação

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) apreendeu maquinários utilizados no desmatamento ilegal, durante Operação Amazônia, no município de Marcelândia (a 710 km de Cuiabá). As máquinas estavam em duas propriedades rurais. A multa pode ultrapassar R$ 2 milhões por impedir regeneração natural e por operar sem licença.

A fiscalização apreendeu quatro pás-carregadeiras, um trator esteiras, uma caminhonete D-20 e tanques com combustível que tem capacidade de 22 mil litros. O flagrante aconteceu na quarta-feira (06.11).

Durante a fiscalização ambiental foi constatado que as propriedades não tinham licença para realizar a intervenção na vegetação nativa. Os crimes ambientais foram identificados por imagens de satélite de alta resolução, que mapeiam mudanças na vegetação em todo o território estadual.

Em uma das propriedades foram degradados 300 hectares, o que equivale a 300 estádios de futebol. Dois homens trabalhavam no momento que os fiscais chegaram e alegaram serem prestadores de serviço. Eles colaboraram e passaram as informações necessárias.

(Foto: Sema-MT)

Na segunda propriedade, a área degradada foi de 50 hectares, e o proprietário, que não estava no local no início da fiscalização, chegou horas depois.

A ação contou com o apoio da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar de Proteção Ambiental de Sinop.

Operação Amazônia

As ações de combate aos crimes ambientais fazem parte da Operação Amazônia, realizada pelo Governo de Mato Grosso, por meio das Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema), Segurança Pública (Sesp), além das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) e Ministério Público Estadual (MPE).

Em caso de flagrante de crimes ambientais, devem ser feitas denúncias à Ouvidoria Setorial da Sema pelo número (65) 98153-0255, ou pelo e-mail ouvidoria@sema.mt.gov.br, ou pelo aplicativo MT Cidadão ou em uma das regionais da secretaria no interior.

LEIA TAMBÉM

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Política

Mauro Mendes tem 36% de intenções de voto ao Senado, Janaína está com 17%, diz pesquisa

Senador Carlos Fávaro (PSD) está atrás do ex-governador Paulo Taques (PSB) na corrida até o momento
Crônicas Policiais

Scanner corporal flagra quatro mulheres tentando entrar com drogas na Penitenciária Central

Visitantes confessaram o crime após passarem pelo raio-x no fim de semana. Elas tentavam entregar maconha e pasta base na maior unidade prisional do Estado
Crônicas Policiais

Bombeiros usam 2 mil litros de água para conter fogo em carro que se alastrou para casa

Veículo ficou completamente destruído, mas ação rápida evitou que o imóvel fosse tomado pelas chamas no bairro Belvedere. Ninguém ficou ferido
Geral

Investigado é capturado no bairro Jardim Flamboyant e aguarda audiência de custódia

Suspeito foi encaminhado à delegacia local e está à disposição da Justiça. Próximos passos do processo serão definidos na comarca