Carregando...
Mato Grosso

Sema aplica R$ 400 mil em multas por extração ilegal de minérios no norte de MT

Foto de Redação
Redação

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) deflagrou uma operação de combate à extração mineral ilegal nos municípios de Paranaíta e Carlinda. A ação foi realizada por meio da Coordenadoria de Fiscalização de Empreendimentos, com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil (CORE-PJC), e resultou na apreensão de máquinas e na aplicação de aproximadamente R$400 mil em multas.

A fiscalização, realizada do dia 24 ao 27 de junho, atendeu às denúncias formalizadas na ouvidoria setorial da Sema e os alertas de degradação ambiental. Cinco alvos foram vistoriados. Em todos, foram constatadas atividades ilegais de extração mineral aurífera, sem qualquer tipo de licença ou autorização ambiental.

Foram apreendidos quatro motores estacionários acoplados a bombas d’água (dragas), uma escavadeira hidráulica e 2.500 litros de óleo diesel. Os equipamentos, motores e escavadeira, foram entregues ao município de Paranaíta, que ficou responsável por sua guarda na condição de fiel depositário. Já o combustível foi doado à Secretaria Municipal de Obras, para uso em serviços públicos.

Além da ausência de licenciamento ambiental, as áreas fiscalizadas atingiram cursos d’água e Áreas de Preservação Permanente, causando degradação ambiental. Os empreendimentos foram embargados e autuados.

Operação Amazônia

A operação Amazônia, que integra órgãos estaduais e federais, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), tem como instrumentos o monitoramento em tempo real por satélite de todo o território de Mato Grosso, fiscalização contínua no local onde é identificado o crime ambiental, embargo de áreas, apreensão e remoção de máquinas flagradas em uso para o crime e a responsabilização de infratores.

Desde 2020, o Estado investiu R$441 milhões em ações de combate ao desmatamento ilegal e incêndios florestais, sendo que somente em 2025, o montante foi de R$125 milhões  no combate ao desmatamento e incêndios florestais, o que permitiu dar celeridade no tempo de respostas e aumentar o número de autuações, embargos e bens apreendidos por infrações ambientais.

Denúncia

Crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente pelo número 3613-7398 e 98153-0255 (por telefone ou whatsapp), pelo email ouvidoria@sema.mt.gov.br, pelo aplicativo MT Cidadão ou Fale Cidadão da CGE ou em uma das regionais da Sema.

Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Esportes

Prefeitura define as 4 ruas de Cuiabá que terão telões para o jogo do Brasil; veja a lista

Vencedoras do concurso ganham estrutura completa com tendas, cadeiras e água gelada para a partida desta segunda-feira (29), às 13h
Economia

Abilio tenta barrar reajuste da Águas Cuiabá e aciona MP contra aumento de até 20%

Prefeito afirma que município esgotou medidas administrativas após decisão arbitral baseada em parecer de 2024. Suspensão agora depende da Justiça
Geral

Prefeitura distribui 200 marmitas quentes e cobertores para pessoas em situação de rua no Porto

Equipes da Assistência Social intensificaram o acolhimento durante a queda de temperaturas na capital. Famílias acompanhadas pelo CRAS também recebem doações
Geral

Perícia descarta crime e conclui que pane elétrica causou incêndio em depósito da Prefeitura de VG

Fogo que destruiu alimentos e materiais escolares no último dia 17 começou na fiação de uma câmara fria. Prédio já foi liberado para a Polícia Civil