Sem visitas, abrigo de idosos em Cuiabá fica também sem doações

A entidade, que é filantrópica, precisa de medicamentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza

(Foto: Ednilson Aguiar / O LIVRE)

Desde que a pandemia do coronavírus foi anunciada, as visitas ao Abrigo de Idosos Bom Jesus, em Cuiabá, foram suspensas. Mas a medida que protege a saúde dos que moram lá teve um efeito colateral: uma sensível redução nos estoques de medicamentos e mantimentos.

Presidente da entidade, José Gonçalves explica que grande parte dos produtos vinha dos grupos organizados que fazem atividades lúdicas, corte de cabelo e promovem entretenimentos aos idosos moradores do local.

“Geralmente, eles têm um cronograma periódico e sempre estão aqui. Porém, não podemos expor os idosos, que estão no grupo de risco”.

Diante do cenário, a entidade está pedindo doações à população. São bem-vindos medicamentos, soro fisiológico, gazes, pomadas colagenase, álcool em gel, álcool 70 e nistatina (sem zinco).

Outra preocupação é com relação aos materiais de limpeza e higiene pessoal, como sabonete, desodorante spray, xampu, condicionador, sabão de lavar roupa, detergente, entre outros.

Rotina alterada

Os funcionários do abrigo estão se desdobrando para conseguir atender os idosos. Como os ônibus estão limitados na Capital, muitas vezes é preciso combinar uma carona. Usar os carros por aplicativo e até bicicleta foi outra saída.

“Em casos raros, o carro do abrigo vai buscar”, relata o presidente.

LEIA TAMBÉM

Dentro da unidade, todos passam por higienização antes de entrar e são paramentados como jalecos descartáveis e máscaras.

“Nossa preocupação é o funcionário trazer de fora o vírus. Por este motivo, estamos tomando todas as medidas preventivas”, assegura.

Atualmente, o abrigo tem 71 idosos com idade entre 70 e 80 anos e, felizmente, nenhum deles está fazendo tratamento de saúde regular fora da entidade, o que poderia ampliar o risco de contaminação.

Como ajudar?

Os interessados em contribuir com o Abrigo Bom Jesus podem ligar para combinar como a entrega de doações pode ser feita ou ver a possibilidade de funcionários de lá irem coletar os produtos.

Vale lembrar que o acesso ao prédio está restrito. Também é uma possibilidade fazer  depósitos em dinheiro.

Banco do Brasil
Agência: 046-9
Conta: 402059-06

O telefone do abrigo é o 3644-1706.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPor que eles querem que você faça exercícios físicos durante a quarentena?
Próximo artigoMP que flexibiliza regras trabalhistas já está valendo; veja o que muda

O LIVRE ADS