Cidades

Mendes cobra Exército e pede que dinheiro da Lava Jato ajude a apagar incêndio

2 minutos de leitura
Mendes cobra Exército e pede que dinheiro da Lava Jato ajude a apagar incêndio
Reprodução Secom/MT

Em encontro com os governadores e integrantes do Governo Federal, o governador de Mato Grosso Mauro Mendes cobrou a presença do Exército em território mato-grossense. Ele também sugeriu que valores da Lava Jato sejam empenhados para custear operações de combate aos incêndios florestais.

Mendes reclamou que o pedido de apoio militar em Mato Grosso foi feito na semana passada, mas até a manhã desta segunda-feira (2), momento da reunião, a autorização por parte do Ministério da Defesa ainda não havia sido encaminhada à 13ª Brigada.

Em resposta ao questionamento do governador, o ministro da Defesa informou que “já está autorizado ao Comando Militar do Norte localizado na região de Belém, comandado pelo general Paulo Sérgio, a apoiar as operações iniciais ao norte de Mato Grosso”.

Outro pedido feito por Mauro Mendes foi relacionado ao custeio das operações realizadas pelo Estado para combater as queimadas.

Ele disse na reunião, que é preciso falar objetivamente sobre recursos para o meio ambiente e para as ações realizadas pelos estados. Que há recurso internacional e aquilo que cada Estado tem aportado.

“Contudo, neste momento o que nos parece mais claro e objetivo são os valores que podem ser disponibilizados via Lava Jato, já que tem uma pré-disposição do Judiciário. Peço que o Governo Federal entre nesse circuito fazendo um alinhamento rápido e objetivo, para que tenhamos rapidamente esses recursos nos Estados”, defendeu.

Participaram da reunião os ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente), Tereza Cristina (Agricultura), Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Jorge Oliveira (Secretaria-Geral da Presidência), além dos deputados federais Neri Geller e Juarez Costa, dos representantes do Ibama, Funai e Exército e dos governadores do Amapá, Maranhão, Pará e Tocantins.

Na reunião, Mato Grosso apresentou todas as ações que estão em andamento, no que diz respeito ao combate às queimadas, desmatamento ilegal, na conscientização da população e na recuperação da imagem do Estado, tanto dentro Brasil, como no exterior.

Mauro Mendes também destacou que com o trabalho conjunto e recursos financeiros será possível conter as queimadas nos próximos dias. Contudo, ele ressaltou a importância de se debater o combate ao desmatamento ilegal.

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes