Cidades

Sem casos suspeitos, Prefeitura de Sorriso permite feiras, ônibus e reabertura de igrejas

Os 12 casos suspeitos foram descartados e a cidade teve diretrizes do enfrentamento reformuladas

3 minutos de leitura
Sem casos suspeitos, Prefeitura de Sorriso permite feiras, ônibus e reabertura de igrejas
O secretário de Saúde Luis Fábio Marchioro fez live com atualização da situação de pandemia no município (Reprodução)

Ao descartar 12 casos suspeitos que testaram negativo para o coronavírus, a Prefeitura de Sorriso mudou diretrizes do combate à pandemia na cidade.

Nesta manhã (9), o Comitê de Enfrentamento se reuniu e deliberou que as feiras voltam a funcionar, assim como os ônibus, também vão circular em sua totalidade. Além disso, atendendo a um pedido do Conselho Evangélico da cidade, cultos também serão permitidos, porém, com limitação de fieis.

Em live transmitida pelas redes sociais da prefeitura, o secretário de Saúde, Luiz Fábio Marchioro, pediu que no feriado prolongado da Páscoa, os moradores da cidade aproveitem para identificar e eliminar focos de dengue na cidade. Ele disse que a dengue e o coronavírus são os principais inimigos agora. E que os idosos, os principais protegidos.

“Aproveitar esse tempo, pois afinal, quase 100% da cidade está trabalhando, exceto um ou outro setor. Então, aproveite para fazer limpeza na sua casa, para eliminar focos do mosquito”, alertou.

Ao divulgar o boletim da Secretaria de Estado de Saúde, alertou para o número de casos na capital. “Cuiabá não é um bom lugar para se visitar agora. Nossa capital está sofrendo muito com o coronavírus”, disse ao apontar os 50 casos confirmados.

Sobre não haver casos na cidade, ele pediu que a população se mantenha vigilante e use máscaras. “Pois afinal, só estamos testando casos suspeitos. Não podemos saber tudo pois não estamos testando toda a população”, alertou.

O comitê se reuniu nesta manhã; mais tarde, secretário fez live para anunciar que não há casos suspeitos em Sorriso (Prefeitura de Sorriso)

Igrejas

Mais cedo, em entrevista à imprensa, o secretário disse que o comitê atendeu a uma solicitação do Conselho Evangélico para reabrir igrejas, com atividades suspensas por recomendação de decreto estadual.

Pastores teriam se comprometido a diminuir em 70% a presença dos fieis e disseram que precisam retomar assistência social. E que eles mesmos teriam se comprometido a respeitar as ordens da Vigilância de Saúde do município, agindo inclusive, como fiscais.

Entre um encontro e outro – que deverá durar no máximo 1 hora – os pastores se comprometeram a fazer a higienização exigida pelo Ministério da Saúde.

Feiras

Ao reabri-las, o secretário mandou um recado aos feirantes: “estamos dando uma oportunidade a vocês, a sociedade e o governo estão dando este crédito. Cuidem da sociedade e das suas famílias”, alertou o secretário Marchioro.

Ele relembrou episódio de grande aglomeração na Feira São Domingos e que a partir de agora, é preciso seguir à risca as recomendações. “Não poderá haver aglomeração e nem consumo no local. Mesas e cadeiras para o público estão proibidas”.

Além disso, na feira que é livre, será exigida uma distância de 20 metros para cada tenda. Clientes poderão adquirir os produtos sem sair do veículo, pois, o trânsito não será interrompido.

Mas mesmo com a liberação da Prefeitura, os feirantes decidiram voltar somente na próxima terça-feira, temendo aglomerações favorecidas pelo feriado.

Na Feira Central, também estão proibidas cadeiras e mesas. As pessoas deverão passar e pegar o produto, sem permanecer no local. O funcionamento será de 50%, pois deverá haver distância de um box entre os feirantes.

Transporte público

O transporte coletivo deve retornar na segunda-feira (13). Todos os ônibus serão higienizados e os passageiros devem estar sentados.

Assim como os ônibus, feiras e cultos serão fiscalizados e se houver descumprimento das exigências poderá haver punição com suspensão de atividades.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes