Sem casos suspeitos, Prefeitura de Sorriso permite feiras, ônibus e reabertura de igrejas

Os 12 casos suspeitos foram descartados e a cidade teve diretrizes do enfrentamento reformuladas

O secretário de Saúde Luis Fábio Marchioro fez live com atualização da situação de pandemia no município (Reprodução)

Ao descartar 12 casos suspeitos que testaram negativo para o coronavírus, a Prefeitura de Sorriso mudou diretrizes do combate à pandemia na cidade.

Nesta manhã (9), o Comitê de Enfrentamento se reuniu e deliberou que as feiras voltam a funcionar, assim como os ônibus, também vão circular em sua totalidade. Além disso, atendendo a um pedido do Conselho Evangélico da cidade, cultos também serão permitidos, porém, com limitação de fieis.

Em live transmitida pelas redes sociais da prefeitura, o secretário de Saúde, Luiz Fábio Marchioro, pediu que no feriado prolongado da Páscoa, os moradores da cidade aproveitem para identificar e eliminar focos de dengue na cidade. Ele disse que a dengue e o coronavírus são os principais inimigos agora. E que os idosos, os principais protegidos.

“Aproveitar esse tempo, pois afinal, quase 100% da cidade está trabalhando, exceto um ou outro setor. Então, aproveite para fazer limpeza na sua casa, para eliminar focos do mosquito”, alertou.

Ao divulgar o boletim da Secretaria de Estado de Saúde, alertou para o número de casos na capital. “Cuiabá não é um bom lugar para se visitar agora. Nossa capital está sofrendo muito com o coronavírus”, disse ao apontar os 50 casos confirmados.

Sobre não haver casos na cidade, ele pediu que a população se mantenha vigilante e use máscaras. “Pois afinal, só estamos testando casos suspeitos. Não podemos saber tudo pois não estamos testando toda a população”, alertou.

O comitê se reuniu nesta manhã; mais tarde, secretário fez live para anunciar que não há casos suspeitos em Sorriso (Prefeitura de Sorriso)

Igrejas

Mais cedo, em entrevista à imprensa, o secretário disse que o comitê atendeu a uma solicitação do Conselho Evangélico para reabrir igrejas, com atividades suspensas por recomendação de decreto estadual.

Pastores teriam se comprometido a diminuir em 70% a presença dos fieis e disseram que precisam retomar assistência social. E que eles mesmos teriam se comprometido a respeitar as ordens da Vigilância de Saúde do município, agindo inclusive, como fiscais.

Entre um encontro e outro – que deverá durar no máximo 1 hora – os pastores se comprometeram a fazer a higienização exigida pelo Ministério da Saúde.

Feiras

Ao reabri-las, o secretário mandou um recado aos feirantes: “estamos dando uma oportunidade a vocês, a sociedade e o governo estão dando este crédito. Cuidem da sociedade e das suas famílias”, alertou o secretário Marchioro.

Ele relembrou episódio de grande aglomeração na Feira São Domingos e que a partir de agora, é preciso seguir à risca as recomendações. “Não poderá haver aglomeração e nem consumo no local. Mesas e cadeiras para o público estão proibidas”.

Além disso, na feira que é livre, será exigida uma distância de 20 metros para cada tenda. Clientes poderão adquirir os produtos sem sair do veículo, pois, o trânsito não será interrompido.

Mas mesmo com a liberação da Prefeitura, os feirantes decidiram voltar somente na próxima terça-feira, temendo aglomerações favorecidas pelo feriado.

Na Feira Central, também estão proibidas cadeiras e mesas. As pessoas deverão passar e pegar o produto, sem permanecer no local. O funcionamento será de 50%, pois deverá haver distância de um box entre os feirantes.

Transporte público

O transporte coletivo deve retornar na segunda-feira (13). Todos os ônibus serão higienizados e os passageiros devem estar sentados.

Assim como os ônibus, feiras e cultos serão fiscalizados e se houver descumprimento das exigências poderá haver punição com suspensão de atividades.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorSpace Force, série dos criadores de The Office, ganha data de estreia na Netflix
Próximo artigoReceita regulariza CPFs que estavam com pendências para liberar auxílio de R$ 600

O LIVRE ADS