Cidades

Sem burocracia: comunicado de venda de veículos pode ser feito em cartórios

Tecnologia que permite o trâmite entre Detran e cartórios foi desenvolvida por empresa mato-grossense

1 minuto de leitura
Sem burocracia: comunicado de venda de veículos pode ser feito em cartórios
Foto: Marcelo Camargo / Arquivo Agência Brasil

A comunicação de venda de veículos ficou muito mais rápida e prática em Mato Grosso. Isso porque, o procedimento pode ser feito diretamente nos cartórios quando se for reconhecer firma do Documento Único de Transferência (DUT).

A obrigatoriedade de ir até o cartório sempre existiu. Porém, no modelo antigo, o vendedor e comprador o precisavam ir até o Detran para fazer a comunicação de venda e a transferência para o novo proprietário.

Uma empresa mato-grossense desenvolveu um software que facilita o processo.

Agora, os proprietários dos veículos podem fazer a comunicação de venda direto no cartório. Somente quem comprou precisa comparecer, para realizar a transferência.

Em tempo real, o software dá mais comodidade ao comprador e segurança ao vendedor de veículos. O comprador tem a segurança de que o carro já é seu. Por outro lado, o vendedor está seguro de possíveis infrações ou sinistros no veículo vendido.

“O software faz a comunicação e permite que os cartórios tenham as informações referentes ao cadastro do veículo no órgão, em tempo real”, explica o diretor executivo da On Line Engenharia de Sistemas, Louder Mendes, empresa que desenvolveu o software.

Apesar da disponibilidade, os cartórios ainda estão em fase de implantação. Os municípios que já contam com o sistema são: Cuiabá (Cartório do 7º Ofício), Várzea Grande (Cartório do 2º Ofício), Barra do Bugres e Lucas do Rio Verde.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes