Sem burocracia: comunicado de venda de veículos pode ser feito em cartórios

    Tecnologia que permite o trâmite entre Detran e cartórios foi desenvolvida por empresa mato-grossense

    Foto: Marcelo Camargo / Arquivo Agência Brasil

    A comunicação de venda de veículos ficou muito mais rápida e prática em Mato Grosso. Isso porque, o procedimento pode ser feito diretamente nos cartórios quando se for reconhecer firma do Documento Único de Transferência (DUT).

    A obrigatoriedade de ir até o cartório sempre existiu. Porém, no modelo antigo, o vendedor e comprador o precisavam ir até o Detran para fazer a comunicação de venda e a transferência para o novo proprietário.

    Uma empresa mato-grossense desenvolveu um software que facilita o processo.

    Agora, os proprietários dos veículos podem fazer a comunicação de venda direto no cartório. Somente quem comprou precisa comparecer, para realizar a transferência.

    Em tempo real, o software dá mais comodidade ao comprador e segurança ao vendedor de veículos. O comprador tem a segurança de que o carro já é seu. Por outro lado, o vendedor está seguro de possíveis infrações ou sinistros no veículo vendido.

    “O software faz a comunicação e permite que os cartórios tenham as informações referentes ao cadastro do veículo no órgão, em tempo real”, explica o diretor executivo da On Line Engenharia de Sistemas, Louder Mendes, empresa que desenvolveu o software.

    Apesar da disponibilidade, os cartórios ainda estão em fase de implantação. Os municípios que já contam com o sistema são: Cuiabá (Cartório do 7º Ofício), Várzea Grande (Cartório do 2º Ofício), Barra do Bugres e Lucas do Rio Verde.

    Use este espaço apenas para a comunicação de erros





    Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

    DEIXE SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Artigo anteriorJustiça Federal manda 22 municípios adotarem quarentena obrigatória em MT
    Próximo artigoCinco bairros de Cuiabá contam com nova rede de abastecimento