A senadora por Mato Grosso Selma Arruda (PSL) receberá das mãos do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), às 11h30 desta sexta-feira (3), a maior condecoração oferecida pelo governo brasileiro. Selma, única mato-grossense a ser homenageada, será admitida como Grande Oficial da Ordem de Rio Branco.

Instituída em 5 de fevereiro de 1963, a condecoração faz alusão ao Barão de Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira, e tem por objetivo estimular a prática de ações e feitos dignos de menção honrosa. A homenagem possui cinco graus, sendo eles Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro, além de uma medalha anexa à Ordem.

A Ordem é dividida em dois quadros: ordinário e suplementar. O primeiro reúne os diplomatas brasileiros da ativa e o segundo congrega os diplomatas aposentados e todas as pessoas que venham a ser agraciadas com a Ordem, a exemplo da senadora por Mato Grosso.

Do mesmo partido de Bolsonaro, Selma Arruda foi eleita senadora mais votada pelo Estado. No início de abril, por sua vez, teve seu mandato cassado por unanimidade em julgamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob acusação de prática de caixa 2 e abuso de poder econômico na campanha de 2018. A parlamentar recorreu da decisão e aguarda apreciação do recurso.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes