Seja um profissional do futuro

(Foto: Reprodução)

A contemporaneidade exige do indivíduo uma evolução extraordinária. As principais fontes de inovação e tecnologias crescem em velocidade imensurável. Acompanhar o crescimento faz parte de um profissional de sucesso. Estar engajado com o mercado e suas necessidades são pontos cruciais para permanecer e evoluir em uma carreira. Cursos, tendências, tecnologias, prospecções mercadológicas são temas estudados diariamente para a transformação das empresas. Essas mudanças trazem impactos nas profissões e provocam a necessidade de atualização das habilidades e competências dos profissionais que são exigidas no mercado de trabalho.

Existem diferentes tipos de transformações decorrentes da evolução das profissões e carreiras. Para entender melhor quais são os tipos de transformações decorrentes dessa evolução, apresento alguns aspectos importantes sobre desenvolvimento do profissional para permanecer em constante crescimento.

Começo apresentando o que não fazer. Como se acostumar com a zona de conforto que podemos estar desfrutando. Sem perceber, nos afastamos das novidades e das mudanças que estão sendo incorporadas no mundo que nos cerca. Isso pode nos afastar de oportunidades que são proporcionadas pelas transformações que acontecem em nossa sociedade.

O que deve ser feito para estar em evolução, em primeiro lugar, é compreender que uma das únicas certezas que temos é que as mudanças acontecem e acontecerão sempre. E cada vez com maior velocidade, já que as tecnologias estão se disseminando de uma forma nunca vista.

Para acompanhar as tendências devemos inicialmente conhecer, compreender as mudanças e o impacto delas em nossa vida pessoal e profissional. A partir disso, aceitá-las e definir objetivos claros para o curto, médio e longo prazo, com ações associadas aos objetivos que nos levem ao encontro de nossa visão de futuro, quer seja ela, como o sucesso profissional, realizações pessoais ou reconhecimento.

Outro ponto relevante para abordar? Seja curioso! Estude, experimente, inove, se relacione com profissionais de diferentes áreas, diferentes culturas e diferentes objetivos. Conheça os seus pontos fortes e fracos, suas habilidades e competências, desenvolva suas “soft skills” e defina uma visão de futuro clara e atingível.

Os pontos abordados ao decorrer do artigo apontam o início de uma longa jornada que o profissional do futuro precisa conhecer para ser e permanecer em evolução. Deixo então um convite para se aprofundar no tema. A Fatec Senai, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), promove nos dias 06 e 07 de outubro a 2° edição do evento “Futuro das profissões”, com o objetivo de discutir e refletir sobre as mudanças necessárias para os profissionais de sucesso no mundo pós-pandemia.

O evento é realizado pela Fatec Senai, com início às 19h, online, gratuito e com inscrições limitadas. Nesta edição, Futuro das Profissões vai abordar temas como emprego, criatividade, inovações tecnológicas, maneiras práticas de resolução de problemas, a construção do pensamento crítico, boa gestão empresarial e outros assuntos pertinentes à contemporaneidade.

Clique aqui para saber mais.

:::::::::::::::::::::::::::::::

Rubens de Oliveira é diretor do Fatec-Senai.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.