Seja bom!

Por Francisney Liberato

Seja um bom estudante em todas as áreas da sua vida.

A princípio, todos nós desejamos e lutamos incansavelmente para ser bons em nossas vidas. É fato que algumas pessoas conseguem esse feito; já outras, não. Alguns têm muitas dificuldades, e outros nem tanto.

Em minha caminhada de estudante e concurseiro, observei e analisei a vida de muitos estudantes e percebi que em alguns colegas e amigos se via comprometimento e organização para estudar, isto é, eles eram bons alunos, pois assistiam às aulas, anotavam os pontos relevantes, faziam as tarefas, eram organizados, enfim. Em uma perspectiva natural e superficial, era perceptível que esses indivíduos conseguissem sucesso e aprovação nos certames, porém não era o que de fato ocorria.

Eles eram bons alunos, todavia, o resultado não chegava.

Acima de ser um bom aluno, entendo que devemos não apenas ter todas as características supracitadas, mas também buscar ser bons estudantes.

Estudar é um estilo de vida e deve ser algo agradável e prazeroso, e jamais devemos encarar como uma obrigação, pois, assim, torna-se torna cansativo e desgastante.

Mas o que vem a ser “bons estudantes”? Compreendo que estudante é aquele que diante do cenário existente na sua vida, ou seja, material de estudo, organização, conteúdo e outras coisas mais, é um ser humano que estuda verdadeira e religiosamente.

O foco da nossa vida não é ser um sujeito passivo e inerte, como é o caso de um bom aluno, mas sim ser um sujeito ativo e dinâmico, como é o caso de um bom estudante.

Estudante é aquele que estuda. Estudante é aquele que se dedica. Estudante é aquele que tem compromisso com seus propósitos. Estudante é um indivíduo persistente. Estudante é aquele que estuda e aprende porque gosta e aprecia o conteúdo. Estudante é aquele que deseja ser aprovado em um concurso e faz por merecer. Estudante é aquele que lê, escreve, entende, aprende e aplica. Estudante é aquele que estuda não por obrigação, mas sim por satisfação.

É certo que devemos ser bons em nossas vidas. À nossa frente e em nossa perspectiva, temos a capacidade de escolher entre ser um bom aluno ou ser um bom estudante. Em qual grupo você se encaixa? A qual grupo você deseja pertencer? O que você tem feito para pertencer ao grupo dos estudantes?

Francisney Liberato é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2” e “Como falar em público com excelência”. 

http://www.francisney.com.br

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorComo se beneficiar das taxas de juros aumentadas recentemente
Próximo artigoNúmero de desempregados cai, mas a renda média do trabalhador também