Os estabelecimentos comerciais em Cuiabá viram as compras parcelas no crediário aumentarem no fim de 2020. Em comparação com dezembro de 2019, a alta foi de 2,1%. Os números foram computados pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) tendo em vista as vendas até o dia 27 do mês passado.
A redução do número de inadimplentes no Estado e a maior confiança da população em voltar a comprar parcelado são fatores que podem explicar o aumento nas vendas nessa modalidade.
No crediário, por constituir acesso a um crédito, as parcelas podem conter juros. O consumidor sai do estabelecimento sabendo exatamente quanto pagará e a data de vencimento de cada parcela.
Essa modalidade apresenta alguns fatores positivos, como o número de parcelas que, na maioria das compras, é maior que do cartão de crédito. Além disso, os juros são cerca de 3 vezes menor.
Risco da inadimplência
“Esse aumento das vendas pelo crediário é um termômetro importante para avaliarmos o movimento do comércio neste fim de ano. Mostra que tivemos um número positivo quanto ao consumo”, afirma o superintendente da CDL, Fábio Granja.
Apesar disso, o risco de uma futura inadimplência não é descartado.
“É importante destacar que apesar do número maior de pessoas com crédito no mercado e dos novos entrantes de bons pagadores, o risco da inadimplência por mais que tenha sido reduzido, sempre existirá”, finaliza.
(Com Assessoria)