Segundo turno: saiba tudo sobre apoios, datas, debates e regras da disputa presidencial

Em 18 dias os brasileiros terão que voltar às urnas para escolher o novo presidente do país

[related_news ids=”105897,105732″][/related_news]

Em 18 dias os brasileiros terão que voltar às urnas para escolher o novo presidente do país. Disputado entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), o segundo turno das eleições será realizado em 28 de outubro, mas a campanha já começou e novas dúvidas surgem na cabeça do eleitor.

Pensando nisso, o LIVRE preparou uma lista com informações importantes para você. Confira!

Quem está com quem

Com a definição dos candidatos que estarão na disputa, os demais partidos começaram a anunciar a posição que irão adotar neste segundo turno. No primeiro turno, a coligação que deu sustentação à candidatura de Bolsonaro contava ainda com PRTB e, a de Haddad, com PCdoB e Pros.

Até o momento, o PTB e o PSC declararam apoio a Bolsonaro, que obteve 49,2 milhões de votos (46,03% dos votos válidos), e PDT, PSB, PPL e Psol anunciaram que estarão com Haddad, que recebeu 31,3 milhões (29,28%).

Outros 14 partidos se decidiram pela neutralidade, sendo eles PSDB, MDB, PR, DEM, PPS, PP, PRB, PSD, DC, Novo, Rede Sustentabilidade, Solidariedade, Podemos e Patriota.

Propaganda eleitoral gratuita

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão terá início na próxima sexta-feira (12) e se encerra em 26 de outubro, dois dias antes do pleito. No rádio, a propaganda será transmitida às 7h e às 12h e na TV, às 13h e às 20h30.

Além de 5 minutos em cada bloco no rádio e na TV, os dois candidatos terão, cada um, 12 minutos e 30 segundos de inserções (cada uma de 30 segundos) que são transmitidas ao longo da programação de cada emissora, todos os dias, de segunda a domingo.

Debates

11 de outubro – Band – 22h
Transmissão: Rede Bandeirantes de Televisão, BandNews e Terraviva, nas rádios Bandeirantes e BandNews FM, no portal da Band e no canal de jornalismo da emissora no YouTube

Bolsonaro já confirmou que ele não participará, pois ainda não recebeu liberação médica. 

14 de outubro – TV Gazeta/ Estadão – 19h30
Transmissão: TV Gazeta e Redes Sociais

15 de outubro – RedeTV – 22h
Transmissão: Rede TV, portal da emissora, UOL e nas Redes sociais da emissora

17 de outubro – SBT/ Folha
Transmissão: SBT, nos portais UOL e Folha e nas Redes Sociais

21 de outubro – TV Record – 22h
Transmissão: TV Record e portal R7

26 de outubro – Rede Globo – 21h30
Transmissão: Rede Globo

O voto no primeiro e no segundo turno

O eleitor que perdeu o primeiro turno pode votar normalmente no segundo turno, uma vez que as eleições são independentes. Ainda assim, será preciso justificar, dentro do prazo legal, a ausência ao primeiro turno ou quitar a multa para regularizar a situação eleitoral.

Horário da votação

Assim como no primeiro turno, a votação terá início às 8h e será encerrada às 17h. Todas as pessoas que têm entre 18 e 70 anos são obrigadas por lei a votar.

A posse

O novo presidente do país será empossado em 1º de janeiro de 2019, mesmo dia dos governadores eleitos em cada Estado. Já os novos senadores, deputados federais e deputados estaduais assumem o mandato em 1º de fevereiro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorDa escola para o tribunal
Próximo artigoCabo Gerson pode voltar para a prisão