Brasil

Segundo caso de coronavírus é confirmado no Brasil; paciente veio da Itália

Paciente é de São Paulo. Em Mato Grosso três casos são investigados

3 minutos de leitura
Segundo caso de coronavírus é confirmado no Brasil; paciente veio da Itália
Agência Brasil/Reuters

O Ministério da Saúde (MS) informou nesta tarde de sábado que foi confirmado o segundo caso do novo coronavírus no país. No twitter, foi anunciado que o paciente infectado também é de São Paulo e esteve na Itália, ou seja, é um caso importado.

De acordo com a pasta, não há evidencias de circulação do vírus em território nacional. Até o momento, o Ministério da Saúde (MS) informa que 182 casos suspeitos de coronavírus são monitorados no Brasil.

Em Mato Grosso a Secretaria de Estado de Saúde monitora três casos suspeitos de coronavírus, notificados na sexta-feira (28).

O reconhecimento da suspeita foi realizado pelo Ministério da Saúde. As ocorrências ainda são investigadas pela equipe técnica. Os três casos registrados estão em Glória D’Oeste (1), Alto Taquari (1) e Sorriso (1). Os pacientes apresentam sintomas relativos à doença respiratória e possuem histórico de viagem para países onde há a circulação do novo vírus.

Os quadros clínicos encontram-se estáveis e sem complicações clínicas que exijam internações; casos estão em isolamento domiciliar e seguem monitorados diariamente pelos serviços de saúde local e pela SES.

Descentralização de notificações

Mais cedo, o ministério informou também hoje que vai alterar o fluxo de notificação dos casos suspeitos do novo coronavírus a partir da próxima segunda-feira (2).

Com a mudança, a pasta vai deixar de centralizar as informações e passar a considerar integralmente os dados repassados pelos gestores locais. Antes, cada notificação era reanalisada pela equipe da pasta. “A ação de descentralização da consolidação dos casos busca dar agilidade de resposta à doença”, disse o MS.

Segundo o ministério, o novo fluxo foi acordado com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). A pasta informou ainda que as equipes dos ministérios vem treinando os estados, ao longo das últimas semanas, para consolidar os dados sobre notificação de casos suspeitos.

PASSAGEIROS VESTEM MÁSCARAS CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS NO AEROP
Passageiros e funcionários circulam vestindo máscaras contra o novo coronavírus (Covid-19) no Aeroporto Internacional Tom Jobim- Rio Galeão (Fernando Frazão/Agência Brasil)
 “A partir de agora as secretarias estaduais ficarão responsáveis por fazer a análise dos seus casos. Depois enviarão os dados mais refinados para o Ministério da Saúde”, explicou o secretário-executivo do ministério, João Gabbardo.

Procedimento similar já foi adotado em relação aos laboratórios para realizarem os exames para coronavírus. Inicialmente, o diagnóstico era realizado apenas pela Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Atualmente, também são considerados laboratórios de referência nacional: Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, o Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Goiás, em Goiânia. Esses laboratórios já capacitados irão ajudar no esforço nacional de ampliação da capacidade laboratorial dos demais Lacens nos estados.

(Com Agência Brasil)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes