Mundo

Segundo autoridades sauditas, jornalista teria morrido após briga em consulado

1 minuto de leitura
Segundo autoridades sauditas, jornalista teria morrido após briga em consulado
Manifestantes pedem elucidação da morte de jornalista (Foto: Osmar Orsal/Reuters/Agência Brasil)

00Associada à Agência EFE, a Agência Brasil divulgou neste sábado (20) que a Procuradoria Geral da Arábia Saudita disse que concluiu, após investigações preliminares, que o jornalista Jamal Khashoggi desaparecido desde o dia 2 de outubro, morreu em uma briga dentro do consulado saudita em Istambul, na Turquia, segundo a agência de notícias pública SPA.

“Outros veículos de imprensa do governo também anunciaram as demissões de dois funcionários de altos cargos sem mencionar se há relação com o caso”, diz trecho da matéria.

Khashoggi teria ido ao consulado para buscar documentos que necessitava para se casar com a namorada turca. De acordo com a agência pública, a conversa entre o jornalista e as pessoas que o receberiam culminou em uma briga e luta corporal que teria causado a morte do jornalista.

A Procuradoria-Geral garantiu que as investigações continuam e que 18 pessoas de nacionalidade saudita estão presas de forma preventiva enquanto o caso é averiguado.

De acordo com a matéria da Agência Brasil, associada à EFE, uma fonte anônima afirmou que os suspeitos viajaram até Istambul para se reunir com Khashoggi pois haviam informações que o jornalista se dispunha a retornar à Arábia Saudita depois de ter permanecido no exílio pelas críticas feitas a este país. A conversa não teria saído como previsto e a briga foi instaurada.

Por sua vez, o governo da Turquia anunciou que está conduzindo suas próprias investigações. E diante dessa apuração, avaliará a explicação apresentada pelas autoridades sauditas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes